plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
SOLIDARIEDADE

Projeto ajuda a mudar a realidade de famílias carentes

O projeto irá doar alimentos, enxoval para grávidas e kits de higiene pessoal para famílias carentes.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Projeto ajuda a mudar a realidade de famílias carentes camera Funcionários da empresa Máxima Sistemas de Segurança resolveram ajudar criando o Projeto Acolher | ( Divulgação )

Inspirados pelo valor de colaboração diante do cenário de aumento da pobreza no auge da pandemia, em que segundo pesquisa realizada com o apoio da Oxfam Brasil Action Aid, a fome teve um crescimento de 27,6% ao ano, funcionários de uma empresa de segurança resolveram ajudar criando o Projeto Acolher, voltado para a entrega de alimentos a pessoas em situação de rua.

Da ideia inicial de doação de alimentos durante o ano veio a realização de um dia inteiro de ajuda e doação de cestas básicas e brinquedos. A segunda edição do evento de Natal acontece no próximo dia 22 de dezembro, no Círculo Operário. Neste dia, 30 mulheres grávidas e 100 pessoas em situação de vulnerabilidade receberão atendimento médico ginecológico e odontológico, acupuntura, recreação, banho, maquiagem, corte de cabelo, spa de mãos e pés, encerrando com uma grande ceia de Natal e show de Arthur Espíndola. As grávidas receberão enxovais completos e palestras com algumas instruções sobre cuidados com o bebê, amamentação e vacinação.

Desde 2020, as doações de alimentos já beneficiaram mais de 23 mil pessoas, de Belém, sendo realizadas duas vezes por semana, durante o ano todo. Além disso, ano passado foram arrecadadas 1,5 toneladas de alimentos e 500 brinquedos, que foram doados para algumas instituições de caridade e comunidades carentes, como a Casa do Menino Jesus, Associação Filantrópica Icuí Solidário, Associação de Moradores o Movimento da Vileta, lixão Cuiarana em Salinas, bairro Pantanal e estrada da Boa Vista em Castanhal, bairro Ipixuna em Mosqueiro e bairro do Aurá em Ananindeua.

Projeto ajuda a mudar a realidade de famílias carentes
📷 |( Divulgação )

Na primeira edição do evento de Natal, em 2021, foram 100 beneficiados, com atendimentos médicos, corte de cabelo, designer de sobrancelhas, sessão de cinema, bingo, banho, entrega de mochilas com toalhas e lençóis e kits de higiene. A empresa também incentiva a arrecadação entre os funcionários por meio da realização de gincanas durante o ano todo, com premiações.

“Durante a pandemia, por três meses em que o comércio estava fechado, distribuímos 100 refeições diariamente. E após este período, continuamos durante o ano, duas vezes por semana. Essas ações foram muito importantes para o momento de pandemia que vivemos, por conta do aumento das desigualdades sociais e econômicas em todo o mundo e, no Brasil. Então, nosso projeto de voluntariado veio para minimizar os impactos desse cenário na vida de tantas famílias e acreditamos que o voluntariado empresarial pode contribuir com a transfor.

+ Fumaça e neblina persistem em Belém; entenda o motivo

No projeto, os participantes doam seu tempo, energia e talento em prol de causas em que acreditam. São essenciais para que organizações da sociedade civil atinjam suas missões e impactem positivamente a vida de milhares de pessoas. De acordo com a terceira edição da Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, os achados apontam resultados positivos: 56% da população adulta diz fazer ou já ter feito alguma atividade voluntária na vida.

Em 2011, esse número representava 25% da população e, em 2001, apenas 18%. Chama atenção também o número de voluntários ativos no momento da pesquisa – 34% dos entrevistados, o que representa cerca de 57 milhões de brasileiros comprometidos com atividades voluntárias.

“Tudo começou com um convite da empresa, e a partir disso não consegui mais ficar de fora. Depois que você tem o primeiro contato com as pessoas mais carentes sente um amor tão grande no coração, uma vontade de fazer mais, de acolher. É a minha primeira ação voluntária e pretendo continuar me engajando”, diz Elaine Reis, 40 anos, gerente de recursos humanos, que trabalha há 17 anos na empresa.

+ Veja como está a situação dos voos em Belém com a greve

Tanto a quantidade de pessoas envolvidas com o voluntariado aumentou, quanto as horas dedicadas à atividade. Se a quantidade média de dedicação por pessoa era de 5 horas mensais em 2011, a pesquisa de 2021 aponta a média de 18 horas mensais. Assim, cada voluntário brasileiro contribuiu, em média, por mês, o equivalente a 12 partidas de futebol inteiras.

A pesquisa revelou também que 40% dos voluntários se encaixam na faixa etária entre 30 e 49 anos; em relação à escolaridade, 50% detêm o ensino médio completo / superior incompleto; e a renda familiar mensal de 39% dos respondentes é de até 2 salários-mínimos. Já 15% dos voluntários realizam atividades ligadas a programas de voluntariado empresarial e dedicam, em média, 21,5 horas por mês.

“Este ano, toda terça levamos refeições à noite e almoço às quintas, no Círculo Operário. Lá eles lavam as mãos e se sentam para comer com dignidade. Antes da refeição, fazemos orações e conversamos com eles, ouvimos as histórias de vida de cada um e eles adoram esta interação”, conta Tatiane.

Serviço:

Projeto Acolher

Data: 22 de dezembro

Hora: 8 às 19h

Local: Círculo Operário, na Quintino Bocaiúva, 633, Reduto.

Como ajudar: doação de roupas usadas em bom estado, kits de higiene pessoal, enxoval para grávidas. As doações podem ser feitas nas unidades da Máxima Segurança, em Belém, Ananindeua, Mosqueiro, Castanhal e Salinas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias