Na manhã de ontem (20), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizou a cerimônia de posse do novo presidente do órgão, o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior. A solenidade, que ocorreu na sede do tribunal, em Belém, reuniu diversas autoridades estaduais, municipais e da Justiça Eleitoral no Pará.
O presidente vai exercer o mandato pelo período de dois anos (biênio 2023-2024) ao lado do seu vice também empossado, o desembargador José Maria Teixeira do Rosário.
O desembargador Leonam Gondim possui extensa experiência, qualificação e atuação no judiciário. É especialista em direito agrário e ex-vice-presidente da Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará. Agora, empossado, o jurista falou sobre a importância do cargo e suas expectativas à frente da gestão do tribunal, destacando prever um contato ainda maior com o público eleitor e valorização da acessibilidade em sua administração.
“Assumir a presidência de um tribunal de médio porte como o TRE-PA, é algo que requer grandeza, humildade e obediência plena aos princípios da oportunidade de conveniência da administração pública. Eu pretendo fazer uma administração onde quero me aproximar muito mais do eleitor, que tem a sua dificuldade na hora de votar e seus problemas de acessibilidade. Quero que ele se apresente mais e diga os principais problemas para que sejam resolvidos”, disse.
Pará será exemplo em política pública, diz Jader Filho
O desembargador lembrou das dificuldades estruturais que alguns locais de votação possuem e acabam comprometendo o direito dos cidadãos desempenharem o papel na escolha de representantes.
“Nas eleições vemos sessões e cabines dentro de prédios que não possuem nenhum tipo de acessibilidade, dificultando que o eleitor chegue até a urna. Então, queremos ser intermediários entre o poder público e esse eleitor. Vamos ainda, realmente, valorizar o servidor para chegar ao eleitor em sua plenitude”, afirmou.
APRENDIZADO
A desembargadora, Luzia Nadja Guimarães, que ficou à frente do tribunal no último biênio, também falou sobre sua experiência e o que esperar da nova gestão. “Foram dois anos de muito aprendizado na Justiça Eleitoral. Percebi a importância que tem este segmento de justiça para o fortalecimento da democracia e de expor a cidadã e ao cidadão o direito de votar. Hoje é um dia alegre, porque sabemos que o sucessor tem ideias e horizontes para continuar contribuindo com essa justiça para que ela, a cada dia, inove em benefício da população desse estado”, disse. Como vice-presidente da nova administração, assumiu o desembargador José Maria Teixeira do Rosário. Natural de Marapanim, no nordeste paraense, é mestre pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará e doutor em ciências jurídicas e sociais pela Universidade de La Museo Argentino. Foi Promotor de Justiça pelo Ministério Público do Estado do Pará e membro do Conselho da Magistratura do Poder Judiciário do Estado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar