plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOVA GESTÃO

Cerimônia empossa novo presidente do TRE do Pará

O novo presidente do TRE no Pará, é o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior. Ele irá atuar no prgão no período de dois anos.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cerimônia empossa novo presidente do TRE do Pará camera Leonam Gondim da Cruz Júnior com sua filha (à esq) e Luiza Nadja Guimarães, que deixou o posto | Foto: Celso Rodrigues

Na manhã de ontem (20), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizou a cerimônia de posse do novo presidente do órgão, o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior. A solenidade, que ocorreu na sede do tribunal, em Belém, reuniu diversas autoridades estaduais, municipais e da Justiça Eleitoral no Pará.

O presidente vai exercer o mandato pelo período de dois anos (biênio 2023-2024) ao lado do seu vice também empossado, o desembargador José Maria Teixeira do Rosário.

O desembargador Leonam Gondim possui extensa experiência, qualificação e atuação no judiciário. É especialista em direito agrário e ex-vice-presidente da Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará. Agora, empossado, o jurista falou sobre a importância do cargo e suas expectativas à frente da gestão do tribunal, destacando prever um contato ainda maior com o público eleitor e valorização da acessibilidade em sua administração.

“Assumir a presidência de um tribunal de médio porte como o TRE-PA, é algo que requer grandeza, humildade e obediência plena aos princípios da oportunidade de conveniência da administração pública. Eu pretendo fazer uma administração onde quero me aproximar muito mais do eleitor, que tem a sua dificuldade na hora de votar e seus problemas de acessibilidade. Quero que ele se apresente mais e diga os principais problemas para que sejam resolvidos”, disse.

Pará será exemplo em política pública, diz Jader Filho

O desembargador lembrou das dificuldades estruturais que alguns locais de votação possuem e acabam comprometendo o direito dos cidadãos desempenharem o papel na escolha de representantes.

“Nas eleições vemos sessões e cabines dentro de prédios que não possuem nenhum tipo de acessibilidade, dificultando que o eleitor chegue até a urna. Então, queremos ser intermediários entre o poder público e esse eleitor. Vamos ainda, realmente, valorizar o servidor para chegar ao eleitor em sua plenitude”, afirmou.

APRENDIZADO

A desembargadora, Luzia Nadja Guimarães, que ficou à frente do tribunal no último biênio, também falou sobre sua experiência e o que esperar da nova gestão. “Foram dois anos de muito aprendizado na Justiça Eleitoral. Percebi a importância que tem este segmento de justiça para o fortalecimento da democracia e de expor a cidadã e ao cidadão o direito de votar. Hoje é um dia alegre, porque sabemos que o sucessor tem ideias e horizontes para continuar contribuindo com essa justiça para que ela, a cada dia, inove em benefício da população desse estado”, disse. Como vice-presidente da nova administração, assumiu o desembargador José Maria Teixeira do Rosário. Natural de Marapanim, no nordeste paraense, é mestre pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará e doutor em ciências jurídicas e sociais pela Universidade de La Museo Argentino. Foi Promotor de Justiça pelo Ministério Público do Estado do Pará e membro do Conselho da Magistratura do Poder Judiciário do Estado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias