O período de confirmação das matrículas no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino para o ano letivo de 2023 começa nesta segunda-feira (23) e segue até a sexta-feira (27) diretamente na escola para onde o estudante foi designado. Para tanto, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lembra que é necessário que pais ou responsáveis apresentem a documentação exigida para a efetivação da matrícula.
Nesta etapa, o procedimento de entrega dos documentos e a confirmação da matrícula de forma presencial nas instituições de ensino são indispensáveis para que o estudante do Ensino Médio (1ª a 3ª série) e da 1ª e 2ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) garanta a sua vaga.
LEIA TAMBÉM:
Início do ano letivo na rede municipal de Belém é adiado
Pós-graduação contribui para análise de casos e tratamentos
Os documentos necessários nesta etapa do processo são os seguintes:
- Original e cópia da certidão de nascimento, certidão do registro civil ou RG; CPF e comprovante de residência atual;
- Duas fotos 3x4 recentes;
- Carteira de vacinação (crianças, jovens e adultos);
- Comprovante de imunização contra a Covid-19 (para alunos acima dos 12 anos);
- Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – somente a cópia da frente (folha resumo), e a ressalva ou histórico escolar original.
"Lembramos que esses alunos ou responsáveis precisam comparecer à escola levando toda a documentação necessária, já que só assim a matrícula será efetivada. Não basta ter só se pré-matriculado, essa matrícula precisa ser confirmada na escola, então, continuamos aguardando aqueles alunos novos que ainda não fizeram a sua matrícula na rede estadual", esclarece Suely Domont, coordenadora de matrículas da Seduc.
A Secretaria de Educação destaca que a renovação de matrícula dos estudantes que vão permanecer na rede estadual de ensino ocorrerá de forma automática após o resultado avaliativo final. Para aqueles que desejam mudar de escola é necessário aguardar o lançamento das notas da 4ª avaliação para solicitar a documentação que permite a transferência para outra unidade escolar.
O início das aulas, de acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, está previsto para o dia 13 de fevereiro. Antes, na semana entre 6 e 10 do mesmo mês, ocorrerá a semana de planejamento nas escolas.
De acordo com o sistema da Seduc, das 180 mil vagas oferecidas no calendário letivo de 2023, cerca de 75 mil já foram preenchidas até o momento, em todas as regiões do Estado.
CRONOGRAMA:
De 23 a 27 de janeiro - confirmação de matrícula para novos alunos do ensino médio (1ª a 3ª série); 1ª e 2ª etapas da EJA médio; SEI; Some médio; ensino médio EJA Campo e Educação Indígena ensino médio.
A partir do dia 30 de janeiro – matrícula de novos alunos sem pré-matrícula, na própria escola, considerando o saldo de vagas remanescentes de cada espaço de aprendizagem.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar