plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MOBILIDADE

Calçadas de Belém hoje viraram estacionamento para veículos

Exemplo de falta de educação pode ser visto em diferentes pontos da capital. Quem precisa se locomover a pé reclama bastante da situação

Imagem ilustrativa da notícia Calçadas de Belém hoje viraram estacionamento para veículos camera Com o local ocupado indevidamente, pedestres são obrigados a desviar dos veículos para transitar | Wagner Santana

Quem precisa transitar pelas calçadas de Belém aprende a praticar malabarismo para se equilibrar e manter a integridade física. Isso porque em vários pontos da cidade é possível observar calçadas obstruídas por veículos estacionados irregularmente que atrapalham o fluxo de quem precisa passar pelo local.

Apesar de o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determinar que estacionar na calçada é uma infração grave, ao longo da avenida Dr. Freitas, no bairro da Sacramenta, a prática parece ser bastante comum.

Ainda no bairro, percorrendo a avenida Visconde de Inhaúma, nos cruzamentos com as travessas Alferes Costa, Lomas e Angustura, as cenas se repetem, além das calçadas, os gramados das praças públicas também são usados como estacionamento pelos condutores.

Nem as calçadas estreitas do bairro da Cidade Velha escapam das infrações, na rua Dr. Assis e Tv. Capitão Pedro Albuquerque, a mobilidade da população é dificultada.

Leia também:

Gasolina está R$ 0,30 mais cara nos postos de combustíveis

A situação parece ser endêmica na capital, na travessa Antônio Baena, no bairro do Marco, onde moradores e pedestres reclamam que o hospital particular localizado na área utiliza a calçada de estacionamento para clientes e não há fiscalização na para coibir esse tipo de conduta. “O que acontece aqui é recorrente em toda Belém, infelizmente isso é normal, a gente precisa encontrar um jeito seguro de transitar. Moro aqui próximo, na travessa das Mercedes, e só não utilizam mais essa calçada do Baenão, porque agora tem esse meio fio”, alega o autônomo Luís Pessoa, 30.

Belém, Pará, Brasil. Cidade. Registro de irregularidades de veículos estacionados em calçadas e canteiros de Belém. Na foto, Tv. Pirajá. 26-01-2023. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.
📷 Belém, Pará, Brasil. Cidade. Registro de irregularidades de veículos estacionados em calçadas e canteiros de Belém. Na foto, Tv. Pirajá. 26-01-2023. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará. |Wagner Santana

A comerciante Maria Oliveira, 58, trabalha no entorno e denuncia que o hospital particular localizado na área contava com a calçada do Estádio Baenão para servir de estacionamento aos clientes, porém, com o meio fio impossibilitando a infração, agora a calçada em frente ao hospital é ocupada por carros estacionados de forma irregular. “Isso aqui já é rotina e ninguém faz nada, não tem fiscalização, os clientes desse hospital chegam e estacionam, não estão nem aí. Eu prefiro atravessar a rua e andar por lá, porque agora eles não podem fazer mais isso na calçada do estádio. Se você passar por aqui entre 6h e 6h30, não consegue transitar. Isso é errado, mas ninguém resolve nada.”

Resposta

O que diz a semob

- Procurada pela reportagem para esclarecer acerca de como é feita a fiscalização e o número de multas aplicadas de 2022 até o momento aos condutores que cometem a infração, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) disse que as informações requisitadas precisam ser levantadas durante horário comercial.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias