plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PROSEL

Veja quais os cursos mais concorridos na Uepa em 2023

Na lista, consta o índice de concorrentes por vaga dos 31 cursos de graduação ofertados oferecidos pela Universidade do Estado do Pará (Uepa).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Veja quais os cursos mais concorridos na Uepa em 2023 camera Curso mais concorrido entre inscritos nas Cotas Socioeconômicas (CSE) foi Fisioterapia-Belém, com 185,7 candidatos por vaga. | Nailana Thielly / Ascom UEPA

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) disponibilizou nesta segunda-feira (30) a demanda de candidatos por tipo de vaga ofertada no Processo Seletivo (Prosel) 2023. Na lista, consta o índice de concorrentes por vaga dos 31 cursos de graduação ofertados. O curso mais concorrido entre aqueles que se inscreveram nas Cotas Socioeconômicas (CSE) foi Fisioterapia, em Belém. Com a oferta de 12 vagas e demanda de 2.229 inscritos, a concorrência ficou em 185,7 candidatos por vaga.

Fisioterapia, em Belém, também foi a graduação mais concorrida entre aqueles que se inscreveram nas Cotas Étnico-Raciais (CER). Foram disponibilizadas oito vagas e a demanda foi de 460 inscritos, resultando em 57,5 por vaga. Entre os Não Cotistas (NCT), o curso mais procurado foi Medicina - Belém, com 50 vagas ofertadas, 2.916 pessoas inscritas e 58,32 candidatos por vaga. A demanda de todos os cursos pode ser acessada aqui.

A classificação dos candidatos para as vagas ofertadas no Prosel será realizada, exclusivamente, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O resultado do Enem está previsto para ser divulgado no dia 13 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Após receber os dados, a Uepa realizará o processamento das informações, para que possa divulgar os aprovados no Processo Seletivo 2023.

Prosel - O Prosel é executado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), e acompanhado pela Comissão Permanente de Acesso ao Ensino Superior (Copaes) da Uepa. As vagas ofertadas pelo Processo Seletivo foram destinadas aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou que estavam concluindo a última série do Ensino Médio ou equivalente - referente ao período letivo de 2022 - e que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.

Do total de vagas ofertadas em cada curso/município, 30% foram destinadas às Cotas Socioeconômicas (CSE), voltadas a candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em instituições públicas de ensino; enquanto que 20% se destinaram às Cotas Étnico Raciais (CER), reservadas aos candidatos que estudaram em instituições públicas de ensino e se autodeclararam negros ou indígenas; e 50% àqueles que optaram por não concorrer às cotas (Não Cotistas - NCT).

Cotas - Segundo o Pró-Reitor de Graduação da Uepa, Ednalvo Campos, a aderência às cotas representa um avanço para a Universidade.

“Essa é uma conquista social, um atendimento a demandas sociais desses segmentos, não só de negros, mas de indígenas, e nós ainda precisamos avançar em relação à Pessoa com Deficiência. Nesse edital, ainda não incluímos cotas para Pessoas com Deficiência (PcD), mas já há uma comissão trabalhando na construção de uma resolução que deverá, mais à frente, ser apresentada ao Conselho Superior e aprovada. No Prosel 2024, nós já esperamos contar com cotas étnico-raciais e cotas para PcD”, adianta.

Os candidatos que optaram por concorrer às vagas destinadas às cotas étnico-raciais deverão se apresentar, no período da matrícula, à Comissão de Heteroidentificação, para verificação da autodeclaração e entrega dos documentos comprobatórios. A comissão será composta por representantes da Pró-Reitoria de Graduação, Diretoria de Controle Acadêmico, Núcleo de Formação Indígena (Nufi) e Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab) da Uepa, podendo também participar representantes de movimentos negros e indígenas.

Para qualificar o corpo técnico e docente da comissão, a Uepa ofertou uma programação com palestras e oficinas, durantes os meses de setembro e outubro de 2022, sobre temas como racismo estrutural, legislações antirracistas, o negro na Amazônia e os direitos dos povos indígenas e quilombolas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias