Todo lixo descartado de forma irregular pelas cidades da Região Metropolitana agora já tem locais específicos para a coleta. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, inaugurou nesta quinta-feira (02), um ecoponto.
+ Sespa alerta sobre riscos da nova varíola durante o Carnaval
O espaço fica na Usina da Paz da Cabanagem e deve atender ao menos seis bairros de Belém e Ananindeua.
Materiais plásticos, metais, vidros e papéis serão recolhidos, assim como óleo de cozinha, esponjas e até sombrinhas, guarda-chuvas e equipamentos eletrônicos. Tudo que é recebido é pesado e, em troca, o morador pode levar uma muda de planta, sabão preparado de forma artesanal ou juntar um crédito virtual, que poderá ser trocado em estabelecimentos credenciados.
Os primeiros dois ecopontos foram entregues ainda no ano passado pela Semas, na semana mundial do meio ambiente, localizados no porto futuro e também no parque estadual do Utinga. No primeiro ano de instalação recebeu mais de 30 toneladas de resíduos. O projeto colaborou para que o material recolhido não chegasse aos canais da grande Belém.
A Semas tem oferecido cursos de capacitação em todas as usinas do Pará. Este novo projeto também deve contribuir para o conhecimento e educação ambiental.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar