Recondução
O deputado Chicão (MDB) foi reeleito presidente da Alepa para os próximos dois anos. Conhecido pela grande capacidade de diálogo, o chefe do Poder Legislativo obteve 40 votos, dos 41 possíveis. O deputado Luth Rebelo (PP) ficou com a 1ª vice-presidência; Gustavo Sefer (PSD) com a 2ª vice-presidência; Cilene Couto (PSDB) é a 1ª secretária; Elias Santiago (PT) é o 2º secretário; Adriano Coelho (PDT) é o 3º secretário e Aveiton Souza (PL), o 4º secretário.
Mudanças Climáticas
O deputado Bordalo (PT) e a deputada Lívia Duarte (PSOL) são autores do requerimento para a realização de uma Sessão Especial para debater questões climáticas, desenvolvimento sustentável e a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) que será realizada em 2025 em Belém, indicada para sediar o evento. A sessão especial vem ao encontro das ações apresentadas pelo Governador Helder Barbalho, presidente do Consórcio da Amazônia Legal (CAL), que estabeleceu por meio do Decreto N° 2.887 Estado de emergência ambiental em 15 municípios paraenses.
Usinas da Paz
Deputada Ana Cunha
A deputada Ana Cunha (PSDB) protocolou na Alepa uma moção solicitando ao Governo do Estado, junto à Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC), que seja viabilizada a implantação de Usinas da Paz nos municípios de Barcarena, Curuçá, Itupiranga, Tracuateua e Ourém.
Marajó
A deputada Andréia Xarão (MDB) também está articulando, junto ao Governador Helder Barbalho, a implementação de uma Usina da Paz em Breves para a qual já há a disponibilidade do terreno por parte da prefeitura do município. Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira, Andréia também falou sobre o Programa "Bolsa Marajó", que dará mais dignidade aos alunos da rede de ensino estadual e a continuação das obras do sistema de abastecimento de água da Cosanpa em Breves.
Empreendedorismo
Deputado Luth Rebelo (PP)
Eleito como o 1° vice-presidente da Alepa, o deputado Luth Rebelo (PP) inicia o terceiro mandato ampliando as ações de incentivo ao empreendedorismo. É dele o Projeto de Lei que cria o Programa de Educação Empreendedora e Inovadora no Pará, para incluir o empreendedorismo como uma influência na formação dos jovens por meio de atividades em sala de aula, dinâmicas, visitas técnicas e palestras.
Patrimônio vivo
É de autoria do deputado estadual Elias Santiago (PT), o Projeto de Lei 9/2023 que busca declarar a obra de Mestre Damasceno como patrimônio cultural e imaterial do Pará. Natural de Salvaterra, o multiartista afro-indígena, criador do “búfalo-bumbá”, tem 50 anos de carreira e mais de 400 composições. Este ano, ele será homenageado pela escola de samba Paraíso do Tuiuti, do Rio de Janeiro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar