plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Conheça sete sinais que podem indicar Alzheimer

Doença poderá atingir mais de 74 milhões de pessoas no mundo até 2030

Imagem ilustrativa da notícia Conheça sete sinais que podem indicar Alzheimer camera Alzheimer é uma doença neurodegenerativa de maior incidencia e prevalência em indivíduos com mais de 56 anos. | Reprodução

Perda de memória, dificuldade em realizar tarefas diárias, desorientação, repetir conversas, mudanças bruscas de humor e colocar objetos em lugares errados são alguns dos sinais de alerta que podem indicar Alzheimer.

A doença que, segundo o Ministério da Saúde, atinge 1,2 milhão de pessoas no Brasil e registra 100 mil novos casos a cada ano, é neurodegenerativa, progressiva e ainda não tem cura.

“A idade, histórico de casos na família e pouco estímulo às atividades cerebrais estão entre os principais fatores de risco. Os sintomas geralmente surgem a partir dos 65 anos, o que faz com que a doença seja mais comum em idosos e mais frequente em mulheres, provocando alterações no comportamento do paciente”, explica o neurologista João Carlos Lobato Moraes, que atua em Parauapebas (PA).

Segundo estimativas da Alzheimer’s Disease International, os casos poderão chegar a 74,7 milhões em 2030 em todo o mundo.

Diante deste cenário e em alusão ao Fevereiro Roxo, mês de conscientização e prevenção do Alzheimer, o médico recomenda à população a adoção de bons hábitos para ajudar a inibir a manifestação da doença.

“Manter a mente ativa com leituras e estudos, praticar atividades em grupo, jogos inteligentes, não fumar, não consumir bebida alcoólica, ter alimentação saudável e praticar atividades físicas são formas de prevenir não apenas o Alzheimer, mas doenças como diabetes e hipertensão e ajudam a manter a qualidade de vida por mais tempo”, aconselha o neurologista.

Os sintomas do Alzheimer podem ser divididos em três estágios:

1. Inicial: com falhas de memória frequentes e alterações na personalidade;

2. Moderado: dificuldade para realizar atividades simples, coordenar movimentos, ficar agitado e ter insônia;

3. Avançado: resistência para executar tarefas, incontinência urinária e fecal e dificuldade para comer.

Entre as opções de tratamento estão: reabilitação cognitiva, terapia ocupacional e controle da pressão alta, colesterol e diabetes.

Para uma avaliação e diagnóstico correto, é importante consultar um neurologista ou psiquiatra, para iniciar o tratamento adequado, evitando a evolução da doença.

Sete sinais de alerta

- Perda de memória recente;

- Dificuldade de realizar tarefas do cotidiano;

- Trocar objetos de lugares;

- Perguntas repetidas várias vezes;

- Dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;

- Dificuldade para encontrar palavras que expressem ideias ou sentimentos;

- Irritabilidade, desconfiança injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias