Considerado um dos principais pontos de embarque e desembarque de passageiros do transporte fluvial em Belém, o trapiche do Distrito de Icoaraci será modernizado e ganhará, agora merecidamente, o status de terminal hidroviário.
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), assinou, na manhã deste domingo (12), a Ordem de Serviço (OS) que autoriza o início das obras de construção do novo Terminal Hidroviário de Icoaraci. O evento aconteceu na rua Siqueira Mendes, a "Primeira Rua" do distrito, ao lado do atual trapiche.
Veja também:
Icoaraci vai ganhar novo terminal hidroviário
Em entrevista, Helder detalha conquistas na área ambiental
Além do governador, o evento contou com a presença de autoridades como o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), e o deputado federal José Priante (MDB), autor da emenda parlamentar que assegurou metade dos recursos necessários para a obra.
A novidade também foi acompanhada por muitos moradores, usuários e barqueiros da região, que demonstraram satisfação pela iniciativa. "Eu acho que vai melhorar a vida dos ribeirinhos e de quem vem visitar Belém e as ilhas. Como o flutuante atual é pequeno e vive dando problemas, espero que tudo isso seja resolvido", declarou uma passageira que costuma usar o trapiche diariamente.
Paulo Alexandre Barros, que trabalha como barqueiro há 20 anos em Icoaraci, vê com bons olhos as obras de expansão do local. "O trapiche ficou pequeno para a grande demanda, seja de turistas, comerciantes, vendedores, barqueiros ou passageiros. Com esse novo terminal, tudo vai evoluir. Icoaraci é a principal porta de entrada para quem chega em Belém vindo das ilhas", pontua.
Para o governador Helder Barbalho, o Terminal Hidroviário de Icoaraci é estratégico em muitas áreas, especialmente o turismo. "É fundamental que possamos compreender que a Amazônia possui um grande potencial no turismo ecológico. [...] Ter um terminal hidroviário turístico faz parte da nossa estratégia de fortalecer a economia local, de serviços, de turismo, da arte produzida no Paracuri, entre outros, consolidando a economia de Icoaraci e região", explicou.
NOVA INFRAESTRUTURA
De acordo com o Governo do Pará, o novo terminal irá garantir conforto e segurança para quem precisar embarcar e desembarcar em Icoaraci, além de promover a integração do distrito de Belém com as ilhas do entorno e municípios da região do Marajó. A nova infraestrutura hidroviária também deverá estimular o turismo, a economia e o desenvolvimento da região.
O espaço será construído em uma área de 650 m² e contará com amplas áreas de embarque, desembarque e circulação, guichês para a venda de passagens, banheiros, lojas, restaurantes, decks e espaços para exposições.
Já a obra naval, que irá ocupar uma área de 350 m², terá passarela coberta, rampa metálica articulada coberta, flutuantes e píer para a atracação de embarcações. Com investimentos na ordem de R$7,9 milhões, a obra tem prazo de execução previsto para 18 meses.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar