plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PRÉ-NATAL

Projeto "Nascer Urumajó" avança na assistência às gestantes

Programa de qualificação da assistência às gestantes de Augusto Corrêa superou todas metas dos indicadores do Ministério da Saúde para o pré-natal.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Projeto "Nascer Urumajó" avança na assistência às gestantes camera Programa garante parto saudável para a mãe e o bebê. | Divulgação

A Prefeitura de Augusto Corrêa, no nordeste paraense, por meio do programa “Nascer Urumajó, avança na assistência às gestantes no município e supera indicadores do Ministério da Saúde (MS) estipulados para a cobertura da atenção básica no pré-natal.

Implantado na gestão do prefeito Ednaldo (Estrela) Nogueira, o programa “Nascer Urumajó está vinculado ao Previne Brasil do Governo Federal, que garante financiamento da atenção básica com objetivo estabelecer metas para o bom desempenho em sete indicadores, dos quais três são voltados para o pré-natal, e assim, garantir assistência multiprofissional, rastreamento de infecções na gestação e atendimento odontológico desde os primeiros meses da gravidez.

De volta! BABY DOL já tem data para reestreia

É o caso de Natânia Gomes, que teve a filha Laura amparada pelo programa. “Me senti acolhida porque consegui fazer no posto de saúde todo acompanhamento para ter um parto normal, e principalmente porque não tive nenhuma complicação da gravidez, e minha filha nasceu saudável”, conta a mãe.

Segundo a secretária de Saúde do município (Semsa), Gelzi Araújo, o avanço se configura desde o rastreamento precoce com início do pré-natal até o 3º mês e, completa, no mínimo, seis consultas, que tem como meta atender 45% das gestantes e chegou em 2022 a 48% mães atendidas. Assim também ocorreu com o rastreamento de infecções com a realização de testagem para sífilis e HIV, que tem meta de 60% e alcançou 94% das gestantes no ano passado. O atendimento odontológico das gestantes que tinha como meta 60% atendeu 91% das mulheres.

“Os resultados são analisados pelo Ministério da Saúde quadrimestralmente. Desde a implementação do programa Nascer Urumajó, em maio de 2022, os índices e resultados dos indicadores aumentaram e nós finalizamos o ano de 2022 com todas as metas dos indicadores de pré-natal alcançadas, e vamos avançar para garantir a saúde das nossas gestantes e dos recém-nascidos", afirmou Gelzi.

Quais os cuidados que se deve ter num parto normal

O Nascer Urumajó vai além do cumprimento de metas estipuladas pela atenção básica. O programa faz busca ativa, acompanhamento multiprofissional, incentivo à atividade física e curso de gestantes em todas as unidadess de saúde, garantindo assim um atendimento qualificado e descentralizado para as grávidas da cidade e do campo. Ao final do acompanhamento pré-natal, a gestante recebe um enxoval completo para as mães que completam o ciclo de atendimento no período preconizado pelo Ministério da Saúde.

Com os indicadores positivos, a Prefeitura de Augusto Corrêa comemora a redução na mortalidade de gestantes e recém-nascidos. “É uma das nossas metas garantir que a gestante realize seu parto com saúde, assistência e amparo, garantindo mãe e filhos saudáveis e felizes”, pontuou o prefeito Estrela Nogueira.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias