O gás de cozinha está presente nas casas da população brasileira. Apesar de ser um utensílio comum nas residências, muitas pessoas não se atentam para o perigo que o objeto tem.
Um vídeo de um botijão de gás pegando fogo no bairro do Curió, em Belém, está circulando nas redes sociais. O utensílio aparece do lado de fora da residência em chamas.
As pessoas tentam apagar o fogo com água, mas só quando um morador usa o extintor de incêndio é que as chamas de fato apagam.
Por isso, é muito importante ter cuidado com o botijão de gás dentro de casa. Confira algumas dicas para evitar acidentes como esse.
Leia mais
Vítimas relatam desespero e gritos durante incêndio no Guamá
Governo abre inscrições para programa 'Escola da Vida'
Água não apaga fogo em botijões de gás
O gás de cozinha é feito do GLP (Gás liquefeito de petróleo) que é um conteúdo inflamável. A água não é indicada para apagar fogo em objetos que tenham essas composições.
O contato da água com o fogo pode expandir ainda mais as chamas e causar um incêndio maior. Assim, o indicado é que o fogo seja apagado por abafamento, que pode ser com uma toalha molhada, ou com o uso do extintor de incêndio.
Nunca faça extensões na mangueira de gás
Algumas pessoas acabam cortando a mangueira e colocando uma “extensão”, para que o botijão fique mais longe do fogão. No entanto, não é recomendado fazer qualquer tipo de modificação na mangueira de gás que será usada. A distância ideal é de 80 centímetros.
Calor da mangueira
É muito comum que algumas pessoas escondam a mangueira de gás para não ficar feio. Mas, ao fazer isso, o indivíduo corre perigo. Porque, se o utensílio ficar preso atrás de fogo, o calor pode comprometer a qualidade e causar vazamentos.
Botijão em locais arejados
Normalmente, as pessoas também tendem a esconder o botijão de gás. Mas essa prática é muito perigosa. Os botijões de gás precisam de locais mais arejados. Por isso, o ideal é fazer um “abrigo” para eles do lado de fora da casa.
Não pode deitar o botijão
Outra prática bem comum nas casas brasileiras é deitar o botijão numa tentativa de aproveitar todo o conteúdo. Mas isso é muito perigoso, porque o gás pode vazar.
Sempre fazer o teste de vazamento
Nunca deixe de fazer o teste de vazamento na instalação do gás. A prova pode ser feita com uma esponja e espuma de sabão. É só pressionar entre a conexão do regulador de pressão e a boca do botijão. Se tiver bolhas, quer dizer que o conteúdo está vazando e o regulador deve ser desconectado e o procedimento repetido.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar