Além de proporcionar uma reabilitação física e cognitiva à população paraense, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, garante, por intermédio do seu laboratório de Prótese Ocular, um serviço diferenciado e de alta qualidade com a produção genuína e entrega de próteses oculares para usuários com cavidade anoftálmica (espaço sem o globo ocular).
Segundo Marcelo Carneiro, Cirurgião-Dentista e especialista em Prótese Bucomaxilofacial, todas as fases de confecção das próteses são conduzidas no próprio CIIR, que realiza desde a pintura da íris até a confecção do globo ocular como um todo. “Moldamos a cavidade anoftalmica do usuário, para assim, produzir uma prótese personalizada no tamanho real da cavidade, totalmente diferente daquelas próteses chamadas de estoque, onde o tamanho e modelo são pré-fabricados”.
O profissional explica que após a moldagem da cavidade, é fabricado a prótese em resina (a parte branca do olho) colocando também as veias artificiais considerando o biotipo de cada reabilitando, dando um panorama de estética real com o olho remanescente. “Após todo este processo, complementamos com uma camada de resina transparente, esta sendo a fase final, para dar um brilho na prótese ocular. Com isso, realizamos a instalação no usuário”, pontuou Marcelo Carneiro.
O Centro ainda conta, desde o início de 2020, com duas impressoras 3D, uma de filamento e outra de resina para imprimir protótipos em tamanho real, auxiliando em planejamentos cirúrgicos de tumores e fraturas que podem trazer deformidades para os usuários.
Estas impressoras facilitam, também, no planejamento e confecção de próteses faciais mais complexas, como as de face, nariz, pavilhão auricular, dentre outras, proporcionando maior precisão no resultado, tanto das cirurgias, quanto das próteses faciais.
A mais nova contemplada com o serviço é a dona de casa, Ângela Oliveira, de 54 anos, que recebeu a prótese ocular literalmente com o brilho nos olhos, muita gratidão e felicidade em seu semblante. “A minha prótese ocular antiga estava deixando a cavidade muito dolorida e com incômodo, além de grande ardência, pois era uma prótese pré-fabricada. Com esta nova que ganhei do CIIR, vai melhorar muito este incômodo, pois foi personalizada especialmente para mim após algumas consultas. Estou muito feliz, satisfeita e grata por este serviço em saúde de alto padrão oferecido pelo Governo do Estado. Não dá nem para perceber que eu estou utilizando uma prótese ocular”.
Acompanhamento
Após toda a etapa do processo com a entrega e a instalação da prótese ocular, o reabilitando recebe um manual com instruções de higienização e uso.
“Vamos acompanhar o usuário nos quesitos se a prótese ficou bem adaptada; verificar se há a necessidade de ajuste; se o usuário reagiu bem a adaptação; e quando necessário, faremos a substituição da prótese por uma nova. Além disto, orientamos a manutenção que é a higiene e cuidados com a prótese em casa, tudo explicativo no manual e realizamos a manutenção no laboratório de prótese do CIIR para uma maior vida útil da prótese”, detalha o profissional, revelando que este processo é feito após a instalação da prótese.
A importância
Além de ser um meio estético para o reabilitando que perdeu o globo ocular, sendo por trauma local ou por algum tipo de patologia, o uso da prótese, segundo o Protesiólogo, é também funcional. “Protege a cavidade de poeira, sujeira, além do mais, quando a pessoa não possui o olho, a pálpebra fica fechada e o cílio irrita a mucosa da cavidade anoftalmica gerando incômodo e secreção local para a pessoa. A função da prótese sana todos esses problemas”.
Marcelo Carneiro, ressalta ainda, que a reabilitação de cavidade anoftalmica traz um benefício psicológico imenso ao usuário. “A pessoa retorna ao convívio social sem a utilização de óculos escuros ou curativos para esconder a deformidade facial”, conclui.
É o caso da dona Ângela que aumentou a sua autoestima com a nova prótese recebida pelo CIIR. “As pessoas me olhavam de uma forma preconceituosa e assustada. Com o uso da prótese, fica imperceptível, ainda mais agora com a nova totalmente personalizada e na medida certa para a minha cavidade. Ninguém vai perceber”.
Estrutura
O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
SERVIÇO
O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar