Após o deslizamento que destruiu várias casas na manhã desde domingo (26), nos bairros de São João e São José, banhados pelo rio Maratauíra, na cidade de Abaetetuba, esforços da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) já estão ocorrendo região.
Conforme nota da secretaria, foi informado que o Hospital Regional do Baixo Tocantins, localizado na cidade, "acionou seu plano de emergência, neste domingo (26), como medida preventiva, devido ao deslizamento de terra ocorridos nos bairros do São João e São José".
A Sespa informa que o Hospital Regional do Baixo Tocantins, em Abaetetuba, acionou seu plano de emergência, neste domingo (26), como medida preventiva, devido ao deslizamento de terra ocorridos nos bairros do São João e São José.
— Sespa Pará (@SespaPara) February 26, 2023
Apesar dos danos materiais, não há registros de feridos. O Corpo de Bombeiros detectou trincas no solo no perímetro da Rua Siqueira Mendes até o final da Rua Dom Pedro I, que cruza os bairros São João e São José, e emitiu um alerta de evacuação da área atingida. No entanto, segundo a Sespa, o serviço de saúde da região está preparado para eventuais emergências.
"Toda a rede estadual de saúde está preparada, caso haja necessidade de atendimento. Até o momento não há relatos de feridos", diz a nota.
Em nota oficial, a Prefeitura de Abaetetuba afirmou que irá destinar recursos para o aluguel social das famílias afetadas pelo desastre, que serão remanejadas para o ginásio esportivo Hildo Carvalho, em função do isolamento emergencial da área.
ÁREA DE RISCO
Dados do Serviço Geológico do Brasil mostram que o Brasil tem atualmente mais de 13,5 mil áreas de risco, principalmente de deslizamento, com cerca de 7 mil áreas. Cerca de 4 milhões de pessoas vivem nessas áreas. O Pará está em quinto no ranking, com 819 áreas consideradas de risco.
Os cinco estados do país com mais áreas de risco são:
1º- Santa Catarina: 2,9 mil
2º- Minas Gerais: 2,8 mil
3º- Espírito Santo: 1 mil
4º- São Paulo: 848
5º- Pará: 819
ACONTECEU ALGO SEMELHANTE EM 2013
No dia 4 de janeiro de 2014, acontecia um grande deslizamento que deixou dezenas de casas destruídas ou danificadas no bairro São João. Na época, as fortes chuvas que atingem a região no chamado "verão amazônico" foram apontadas como uma das causas do desastre. Pelos menos 11 pessoas morreram e outras ficaram feridas.
A área afetada pelo desastre era considerada de risco, mas muitas famílias continuavam morando no local devido à falta de opções de moradia
GOVERNO DO PARÁ E MINISTÉRIO DAS CIDADES ACIONADOS
De acordo a prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, tanto o Governador Helder Barbalho, quando o Ministro das Cidades, Jader Filho, foram acionados para prestar apoio.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar