Agentes que atuam na base fixa de São Félix do Xingu, dentro da “Operação Curupira”, apreenderam cinco escavadeiras na segunda-feira (27), no garimpo Pedra Preta, a 81 quilômetros da sede do município. As licenças ambientais estavam vencidas e a apreensão ocorreu depois que o patrulhamento aéreo verificou os pontos de desmatamentos na área. A ação mobilizou agentes das polícias Civil e Militar, Semas e Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). Após a apreensão do maquinário, o dono do garimpo foi conduzido para prestar depoimento. Ele vai responder pelo crime de extração irregular de minério.
BASES
A Operação Curupira é um esforço do Estado para reprimir os crimes ambientais naquela região e foi criada a partir de decreto do governador Helder Barbalho para o combate ao desmatamento. Em 15 dias, os mais de 100 agentes têm realizado incursões em áreas de garimpo, a partir de levantamentos prévios. Apesar da mobilização de empresários e políticos contra a operação, a ideia é expandir os trabalhos com a instalação de uma nova base, em Novo Progresso. Atualmente, existem duas bases fixas implantadas, uma em São Félix do Xingu e outra em Uruará.
LÍDERES
Começou ontem, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, o 12° Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, reunindo lideranças nacionais dos segmentos de engenharia, agronomia e geociências. A delegação paraense é integrada por 41 profissionais, tendo à frente a presidente do Crea-PA, Adriana Falconeri. O primeiro dia do evento teve a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro das Cidades, Jader Filho, e dos deputados federais Raimundo Santos e Henderson Pinto.
ALIMENTO
A Ceasa (Centrais de Abastecimento do Pará) realizará amanhã (2) mais uma edição do projeto “Banco de Alimentos”, que arrecada entre os permissionários doações de alimentos com qualidade nutricional. Os hortifrutis, que seriam desperdiçados por estarem fora dos padrões ou perto da data de vencimento, agora são distribuídos a famílias da Região Metropolitana de Belém em situação de vulnerabilidade social. A ação também tem cunho sustentável por reduzir os resíduos sólidos, contribuindo para um meio ambiente mais saudável.
TÍTULOS
A gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, através da Codem, concentra as ações do programa municipal de regularização fundiária “Terra da Gente” nos bairros da Pedreira e Cremação, onde cerca de mil famílias deverão ser beneficiadas até o fim de abril com títulos definitivos de propriedade. “Nossas equipes multidisciplinares estão em campo, garantindo o direito social à moradia para um segmento social desprovido de recursos e que somente agora está sendo beneficiado pela gestão municipal, em cooperação com o governo do Estado e o Ministério das Cidades”, informou Lélio Costa, diretor-presidente da Codem.
IDENTIFICAÇÃO
Técnicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do TSE participaram ontem de reunião preparatória para o lançamento da “Ação de Identificação Civil e Emissão de Documentos às pessoas privadas de liberdade no Pará”. O evento acontece na próxima sexta-feira (03), no TJPA. A identificação civil e emissão de documentos compõem uma das principais ações previstas no Programa Fazendo Justiça. Lançada em outubro de 2020 pelo CNJ, a iniciativa conta com apoiadores e parceiros institucionais para ações específicas, incluindo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
TURISMO
A atividade turística no arquipélago do Marajó registrou neste Carnaval uma queda expressiva no fluxo de visitantes às cidades da região. O esforço dos gestores e empresários de turismo não foi suficiente para lotar os municípios marajoaras no primeiro feriadão carnavalesco pós-pandemia. As projeções eram de 12 mil visitantes, mas o Terminal Hidroviário de Belém registrou, no período de 17 a 22 de fevereiro, pouco mais de nove mil pessoas buscando o Marajó como destino. A deficiência na área de transportes e os últimos naufrágios contribuíram para a retração.
CAPACITAÇÃO
Estão abertas novas vagas para o Coletivo Online, capacitação do Instituto Coca-Cola Brasil, em parceria com a Solar Coca-Cola. O curso virtual e gratuito oferta 500 vagas no Pará e é destinado a jovens de 16 a 25 anos, com renda familiar de até dois salários-mínimos e que finalizaram ou estão concluindo o ensino médio. O objetivo é facilitar o entendimento sobre o mercado de trabalho, bem como direcionar a juventude ao mercado de trabalho. Para se inscrever é necessário cadastrar o mesmo WhatsApp das aulas, por meio do link: https://bit.ly/SOLAR2023.
SUPERAÇÃO
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, vem atuando para reescrever histórias de superação com estrutura e tecnologias que proporcionam um avançado planejamento terapêutico, complementado com a produção de dispositivos ortopédicos e de meios auxiliares de locomoção. De 2019 até janeiro de 2023 foram entregues 11.730 equipamentos aos usuários assistidos. O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às pessoas com deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual.
LINHA DIRETA
Antes de propor, tem primeiro que saber se pode, a regra é clara. Deputado estadual de primeiro mandato, Rogério Barra (PL) foi à tribuna da Alepa ontem para deixar registrado nos autos que não entende bulhufas das funções do cargo para o qual foi eleito: propôs uma CPI para investigar a saúde do município de Belém.
Fica a dica para o equivocado parlamentar, filho de um sumido deputado federal bolsonarista, que a responsabilidade de investigação de órgãos municipais cabe às câmaras de vereadores e aos TCMs – e que um Googlezinho rápido antes de discursar pode ajudar a evitar novas gafes.
A deputada estadual Lívia Duarte (PSOL) vai propor a criação de uma comissão externa da Alepa para acompanhar e buscar soluções à calamidade ocorrida em Abaetetuba, onde houve um deslizamento de terras que deixou centenas de desabrigados, bem como uma sessão especial.
Levantamento dos institutos Igarapé e Sou da Paz mostra que caçadores, atiradores desportivos e colecionadores tornaram-se os maiores detentores de armas de fogo no país. Só em 2022, civis compraram mais armas do que em 2018, 2019 e 2020 somados.
A quantidade de armas em acervos particulares no país, ou seja, não institucionais de órgãos públicos, se aproxima de três milhões de unidades.
O IGP-M, um dos principais indicadores de inflação do Brasil, apresentou queda de 0,06% em fevereiro deste ano - a primeira após três meses consecutivos de alta.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar