plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

Araceli Lemos assume a Secretaria Municipal de Educação

A professora foi recepcionada com aplausos por funcionários da instituição

Imagem ilustrativa da notícia Araceli Lemos assume a Secretaria Municipal de Educação camera Professora Araceli Lemos nova titular da Secretaria Municipal de Educação (Semec) | Luiz Miranda - Semec

Nesta quarta-feira (01), a professora Araceli Lemos assumiu a Secretaria Municipal de Educação (Semec). Antes, ela ocupava o cargo de diretora-geral da instituição.

Na manhã de hoje, a professora percorreu todos os setores da Semec para reafirmar o compromisso com a educação de Belém.

Sespa reforça a importância da vacina contra o HPV

E relatou a vontade de fazer um bom trabalho à frente da instituição. “Nosso desejo é sempre entregar o melhor para as nossas crianças, assegurando uma educação de qualidade, inclusiva e humanizada”, disse Araceli.

A professora foi recepcionada com aplausos, sorrisos e abraços pelos servidores e servidoras da Semec e com a certeza de que vai continuar contando com o empenho e a dedicação de todos.

Desafios - Araceli Lemos assume a Semec com importantes desafios: consolidar o Programa Alfabetiza Belém que pretende tornar a capital paraense livre do analfabetismo até 2024; recuperar a rede física municipal, ampliar e fortalecer os processos formativos para toda a rede municipal; assegurar mais escolas de tempo integral; ampliar as vagas para educação infantil e alcançar 100% do piso nacional do magistério até o final desta gestão.

Perfil - Araceli Maria Pereira Lemos é graduada em Licenciatura Plena em História, com especialização em Metodologia e Pesquisa Histórica na Amazônia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Aprovada em vários concursos no Estado, dentre os quais o da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), onde atuou por mais de 30 anos e hoje é aposentada; e também do Colégio Tenente Rego Barros, de onde após dois anos de trabalho pediu desligamento para assumir seu mandato de deputada estadual. A professora nasceu no município de Inhangapi, nordeste paraense, no dia 29 de maio de 1958.

Com mais de 40 anos de lutas em defesa da educação pública de qualidade, Araceli Lemos tem larga experiência nas salas de aula, onde atuou em várias escolas nos municípios de Castanhal e de Belém, e atuação firme nas atividades sindicais voltadas à valorização de professoras e professores, comandando entre os anos de 1996 e 1998, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp).

Desemprego no Pará caiu quase 23% em 2022

Araceli também foi uma voz ativa na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Ela foi eleita deputada estadual, ainda pelo PT, em 1998 e reeleita em 2002. Na Casa, teve atuação destacada garantindo centralidade de pautas importantes como a Luta Antimanicomial, o combate ao trabalho escravo e à violência contra a mulher e a educação pública como direito de todos. A partir de um projeto apresentado por Araceli, foi instituída a Escola do Legislativo para qualificação e requalificação os servidores da Casa. A professora presidiu a Comissão de Direitos Humanos no âmbito do Poder Legislativo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias