Encerrou na manhã de hoje, dia 01, a ação do TerPaz Itinerante realizada no município de Abaetetuba, região nordeste do Estado. As duas carretas do projeto TerPaz Itinerante ofereceram serviços de emissão de certidão de nascimento e RG, atendimentos médicos, testes para Covid-19, HIV, Sífilis e Hepatite, incluindo medicamentos e serviços de pediatria.
Segundo o secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando, este foi um momento em que o projeto chegou para somar junto aos serviços do próprio município.
“Nós observamos que houve um equilíbrio no volume de atendimentos e que nós cumprimos com as necessidades da população. A Secretaria de Articulação da Cidadania se colocou a serviço para dar assistência e minimizar os danos das vítimas neste momento. O Governo do Estado continua os com outros atendimentos e vai permanecer em alerta para os próximos dias, acompanhando e monitorando as chuvas”, afirmou o secretário.
O artesão Doriédson Machado da Silva, uma das vítimas que teve a casa atingida, conta que já havia sido alertado pela Defesa Civil, na sexta-feira (24), mas por não ter como se mudar com a família permaneceu até o domingo (26), quando houve o deslizamento e ele teve que correr sem tempo para levar os pertences da família.
“Nós tivemos que sair pelo igarapé porque não deu tempo de pegar nada”, conta o artesão que conseguiu receber a segunda via de seu RG na manhã desta segunda, na carreta do TerPaz.
Além de vítimas como Doriédson, pessoas como a manicure Maria José, que foi atingida pelo deslizamento, também se beneficiaram dos serviços. Ela conta que soube da presença das carretas e foi até o local para fazer exames e ser atendida por clínico geral.
“Aqui no posto demora muito pra gente conseguir uma consulta, então eu aproveitei que esse projeto está aqui e vim garantir os exames que estou precisando para ver diabetes”, disse a manicure.
Ao todo, foram emitidas 87 segundas vias de documentos de Registro Geral (RG), 41 certidões de nascimento e 37 serviços na área da saúde, entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março. O titular da Seac também ressaltou a presença dos demais cidadãos abaetetubenses atendidos pelo TerPaz Itinerante, além das vítimas do incidente.
“Apesar de termos priorizado as famílias diretamente atingidas no deslizamento, houve também uma procura direta da população em geral. Isso demonstra a necessidade em estarmos presentes oferecendo os serviços, pois é um trabalho essencial e de união entre secretarias, para levar atendimento em um único local e assim agilizar o processo para que elas tenham acesso aos programas de assistência.”, afirma o Secretário.
A ação do "TerPaz Itinerante" é uma parceria da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Polícia Civil do Pará. As duas carretas do projeto TerPaz Itinerante retornaram para Belém nesta quarta-feira, 1º de março.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar