plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SOLIDARIEDADE

Veja como ser uma doadora de leite materno para a Santa Casa

Após o período de folia, a Santa Casa tem intensificado os pedidos para manter o estoque em dia. As doadoras nem precisam sair de casa para contribuir com o banco de leite materno e ajudar os bebês

Imagem ilustrativa da notícia Veja como ser uma doadora de leite materno para a Santa Casa camera Cynara Souza: “O leite materno é o alimento natural mais completo que existe e que se adapta a todas as necessidades do ser humano nesta fase inicial que também é a mais delicada da sua vida | Irene Almeida

O leite materno é o alimento mais completo para um bebê, pois contém todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento saudável, além de ser facilmente digerido. Porém, muitos bebês prematuros ou em situações clínicas delicadas precisam contar com a solidariedade para ter acesso ao leite humano. Por isso, após o período de folia, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) tem intensificado os pedidos para manter o estoque de leite humano em dia.

Atualmente, cerca de 170 bebês são atendidos pela FSCMPA necessitando mensalmente de até 350 litros de leite para as alimentações. “Iniciamos janeiro com 194 doadoras e não conseguimos fechar a meta de coletas. Então, nos mobilizamos e o projeto “Bombeiros da Vida” também, para tentar melhorar essas doações. Hoje, estamos com mais de 200 doadoras e isso, teoricamente, garante um pouco mais de leite”, diz a nutricionista e coordenadora do banco de leite, Cynara Souza.

A nutricionista conta que o banco de leite materno da FSCMPA traçou uma meta desafiadora para este ano de 2023. “Estamos confiantes que mais doadoras vão se unir a nós nessa missão e queremos chegar até o final do ano com 4 mil litros de leite coletados. Dessa forma, além de melhor atender os bebês prematuros que são nossa maior demanda de leite, vamos conseguir auxiliar outras crianças clinicamente instáveis não prematuros ou lactentes”, afirma.

Leia também:

Novo Bolsa Família começa ser pago em 20/03; veja calendário

A gestora lembrou ainda que as doadoras nem precisam sair de casa para contribuir com o banco de leite materno. Através da Central de Atendimento é possível acionar uma equipe para retirar as doações na própria residência. “Ao sinalizar esse interesse, disponibilizamos todas as orientações e um kit contendo máscara e touca de proteção, um recipiente de vidro com tampa de rosquear, além de um rótulo de identificação para inserir os dados”, explicou.

AJUDA

Para ajudar nas doações, a coordenadora contou que a FSCMPA vai ampliar o serviço de coleta para atender melhor às demandas da capital e demais municípios do Estado. “Firmamos em 2021 a assinatura de um acordo de trabalho por mais quatro anos, que nos permite ainda trabalhar a expansão das ações. Temos uma previsão de implantar mais sete bancos de leite no Pará, nos municípios de Marabá, Breves, Santarém, Altamira, Parauapebas, Tucuruí e no Hospital Abelardo Santos, em Belém”.

Para colaborar com o banco de leite da FSCMPA, a mãe doadora deve seguir alguns requisitos como: “estar bem de saúde, estar amamentando seu bebê, livre de doenças infectocontagiosas ou outras, evitar o consumo de bebida alcoólica, evitar estar fumando, ingerindo medicações que contraindique a amamentação como aquelas de uso contínuo ou ainda, ter recebido transfusão de sangue”, orienta.

“O leite materno é o alimento natural mais completo que existe e que se adapta a todas as necessidades do ser humano nesta fase inicial que também é a mais delicada da sua vida. Esse alimento promove um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra várias doenças. Por isso, essa corrente de doações também é tão importante para aqueles que estão necessitando do leite”, concluiu.

SERVIÇO

As mães interessadas em fazer suas doações de leite humano podem entrar em contato com a FSCMPA, por meio da Central de Atendimento do Banco de Leite, nos seguintes contatos: 4009-7375 / 4009-2311 / (91) 98899-6326 | WhatsApp (horário comercial) ou através dos sites www.santaca. pa.gov.br / www.bombeiros. pa.gov.br.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias