Na próxima terça-feira (07), a partir das 9h, no Café das Orquídeas, a Deputada Federal do MDB do Pará, Renilce Nicodemos, fará um encontro com a imprensa para apresentar a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres. De forma inédita, no Congresso Nacional, a frente tem o objetivo de discutir e elaborar políticas públicas que garantam a promoção da saúde feminina, com ênfase na prevenção e no combate ao câncer de mama e do colo do útero, além de outros diversos aspectos que interferem não só na saúde física, mas também mental da mulher.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, 51,1% da população brasileira era do sexo feminino. O dado representa 4,8 milhões de mulheres a mais que homens no país. Dados como esses, corroboram da importância de uma frente, já que na história do Congresso Nacional Brasileiro, nunca existiu uma frente dedicada diretamente em Defesa da Saúde das Mulheres.
A Deputada destaca a importância da criação da frente para garantir a saúde integral das mulheres. "É fundamental termos um olhar diferenciado na saúde da mulher. A saúde da mulher vai além de questões ginecológicas e deve contemplar, além do bem-estar físico, a saúde mental e emocional, incluído o planejamento familiar, que também faz parte desse rol de cuidados necessários”, destacou.
“É preciso priorizar políticas públicas efetivas e rápidas para o combate de doenças que afetam a saúde feminina, como o câncer de útero e de mama, e garantir que essas medidas cheguem de forma concreta e significativa à vida das mulheres brasileiras. Por isso, é necessário que a Câmara dos Deputados se mobilize para garantir que estas políticas sejam feitas.", acrescentou a deputada.
A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres é mista, por isso, será composta por Deputadas e Deputados Federais, além de Senadoras e Senadores, e terá como principais objetivos: acompanhar a execução de políticas públicas voltadas para a saúde das mulheres; realizar estudos, debates, seminários e audiências públicas; propor ações legislativas; e buscar parcerias com instituições públicas e privadas para a promoção da saúde feminina.
O funcionamento do corpo feminino tem peculiaridades quando comparado ao organismo do homem, o que gera doenças e distúrbios específicos. Essas especificidades são ainda maiores quando se trata de públicos como mulheres negras, indígenas, privadas de liberdade ou mesmo aquelas que vivem em zonas rurais.
O foco de Renilce sempre foi pautado pela questão feminina. Enquanto deputada estadual, criou o Programa Estadual de Incentivo Fiscal às empresas que contratam mulheres e familiares vítimas de violência doméstica, bem como propôs reserva de unidades residenciais dos programas habitacionais a elas.
Pautou a proibição de planos de seguros privados exigirem consentimento dos companheiros para a colocação de DIU em mulheres casadas, a criação do projeto Casa Abrigo, instituiu a política pública estadual de combate comunitária à violência doméstica e familiar e criou o programa de incentivo à prática do futebol feminino.
Conseguiu aprovar a obrigatoriedade de fixação de cartazes informativos em hospitais, clínicas e laboratórios sobre o dever legal de comunicação de casos de estupro e assédio sexual às autoridades competentes, dentre outros tantos projetos - somente entre 2019 e 2022.
Projeto Casa Rosa
A paixão pela força da avó fez surgir o projeto Casa Rosa, que já está em quatro municípios paraenses (Portel, Paragominas, Abaetetuba e Porto de Moz). Trata-se de uma extensão do trabalho desenvolvido pelo Instituto Ercília Nicodemos, que prima pela prevenção de doenças graves.
A Casa Rosa, um projeto que tem como objetivo oferecer atendimento integral às mulheres no interior do estado do Pará, através de serviços gratuitos, contando com equipes qualificadas e infraestrutura adequada. A casa tem como principal foco a prevenção e tratamento do câncer de mama e colo do útero, além de oferecer outros serviços de saúde da mulher, como consultas médicas, exames laboratoriais, atendimento psicológico e nutricional, entre outros. A estrutura da Casa Rosa conta com equipamentos modernos e profissionais capacitados para atender a população feminina de todas as idades.
A casa oferece também atividades educativas e de promoção à saúde, com palestras, oficinas e campanhas de conscientização. O objetivo é levar informação e orientação para que as mulheres possam cuidar melhor da sua saúde e prevenir doenças. O projeto já foi implantado em diversas cidades do estado do Pará, como Marapanim, Terra Alta, Bragança, Mãe do Rio, entre outras, e tem sido muito importante para a promoção da saúde e bem-estar das mulheres na região.
Quem é Renilce Nicodemos?
Renilce Nicodemos é formada em gestão pública, natural de Marapanim, cidade do nordeste paraense com menos de 30 mil habitantes. Em 2014, iniciou sua carreira na vida pública como Secretária de Esporte e Lazer. Em 2018, Renilce se licenciou para se candidatar à Assembleia Legislativa pelo partido Solidariedade, sendo eleita com quase 46 mil votos. Em 2022, foi eleita deputada federal com 162.208 votos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar