O documentário “O Pará é a bola da vez” será lançado no dia 20 de março e estará disponível gratuitamente em plataformas on-line. A obra apresenta a opinião de representantes de instituições paraenses sobre as expectativas econômicas para a região.
“A ideia do documentário surgiu porque acho que temos que levar informação local, da realidade daqui, das peculiaridades da nossa região, em especial para os empreendedores, para ajudar na tomada de decisão. Se a gente tem informação, a gente consegue decidir melhor qual caminho seguir”, explica o idealizador do documentário, o advogado e empresário, Ricardo Polaro.
A pergunta central da produção foi “O que esperar do novo governo para a economia do Pará em 2023?”. A busca pelas respostas foi para apresentar as expectativas para o setor empresarial para este ano, já que a mudança no poder político interfere diretamente nas altas e baixas do mercado financeiro e de investimentos.
Leia também:
Espaço cultural ganha exposição Gravado na Alma
Parque Cemitério Soledade recebe o Sarau do Recomeço
Participaram do documentário representantes dos setores do comércio, como Associação Comercial do Pará (ACP), Conselho de Jovens Empresários (Conjove), Conselho da Mulher Empresária (CME), entidades relacionadas a apoio ao empreendedorismo, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Junta Comercial do Pará (Jucepa), além de instituições diretamente ligadas com a área econômica, como a Secretaria Municipal de Economia (Secon) e Conselho Regional de Economia do Pará (Corecon/PA).
“Buscamos alguns requisitos na hora de pensar nas instituições, como estarem envolvidas com empreendedorismo e no desenvolvimento de valor para a sociedade paraense”, pontua a diretora do documentário, Lissa de Alexandria.
A produção possui 30 minutos e contextualiza o cenário político e econômico brasileiro, até chegar em particularidades do Estado e da capital, Belém, por meio dos discursos dos representantes das instituições.
Ricardo Polaro começou a empreender há sete anos, após ter sido demitido de uma empresa de consultoria empresarial. A mãe dele havia tido um prejuízo de quase R$ 60 mil com o serviço de contabilidade e ali percebeu que poderia orientar não só ela, mas outras pessoas, mas sentiu dificuldade de começar e fazer escolhas assertivas.
“Eu sinto falta de pessoas que vivem a realidade aqui do Pará se posicionando, e falando de negócios aqui para empresários locais. A gente consome muito o que é de fora, e acho que a gente aprende muito, mas existem lacunas que só quem vive aqui pode preencher e achei interessante reunir essas pessoas, fazer a pergunta para pessoas que vivem de seus próprios negócios aqui no Pará, ou de alguma forma influenciam nos negócios de outras pessoas”, comenta o empresário.
“O Pará é a bola da vez” é uma realização do Grupo Polaro, com direção geral de Lissa de Alexandria, direção de fotografia de Gerson Rocha, e produção de Letícia Rassy.
O documentário pode ser visto no YouTube e nas redes sociais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar