A conta de energia e de água é um dos fatores responsáveis por comprometer boa parte do rendimento mensal de uma família, impactando até mesmo na aquisição da cesta básica, principalmente dos paraenses mais carentes. No entanto, apesar de muitos não saberem, é possível garantir reduções nestes valores pagos mensalmente, com descontos que podem chegar a 65% do valor da cobrança.
Tais descontos vêm por meio de duas iniciativas: a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e o programa “Água Pará”, que juntos podem amenizar o sufoco das famílias com a possibilidade de dedicar uma parte do dinheiro economizado para melhorias na condição de vida.
Três anos de Covid-19 no estado do Pará
Porém, boa parcela da população não conhece esses direitos. Para se ter uma ideia, a TSEE já alcançou 1 milhão de famílias no Pará, no entanto, o projeto ainda possui espaço para outras 600 mil que poderiam ser beneficiadas, mas que ainda não se cadastraram por falta de informação sobre a Tarifa Social. “Em novembro de 2022, a Equatorial Energia e o Governo do Pará assinaram um Termo de Cooperação, que visa garantir que essas famílias sejam alcançadas. Fora que, todas as semanas, temos criado ações nas comunidades com diversos serviços, entre eles, o cadastramento dos lares na Tarifa Social”, pontuou o analista de relacionamento da Equatorial, Alexandro Freitas.
Acusado de abusar de pacientes, médico é preso em Tucuruí
O analista pontua ainda que o programa atende famílias que possuem membros com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “São pessoas que precisam estar em tratamento médico ou terapêutico com o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica”, pontuou Alexandro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar