plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
INFOGRAFIA

Morremos jovens na contramão da imprudência

Em meio às 633 mortes de trânsito registradas no Pará em um único semestre, estão os jovens como as maiores vítimas fatais

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Morremos jovens na contramão da imprudência camera O estado do Pará registrou mais de 20 mil acidentes e 633 mortes no primeiro semestre de 2022, segundo a Senatran | Infografia: Vicente Crispino/DOL

A imprudência no trânsito causa vítimas todos os dias. Sabemos que essa frase demonstra uma realidade, mas as vezes o contexto por parecer vago. Afinal, o quanto essa questão afeta de fato a sociedade? Resumimos em pequenos recortes o cenário cruel da violência de trânsito que teve como palco as rodovias em todo o estado do Pará (municipais, estaduais e federais).

Números que representam pais, irmãos, namorados, avós. Pessoas que deixaram para trás sonhos, que não tiveram tempo para se despedir e agora fazem parte de estatísticas — ou estão com seus rostos estampados em faixas e cartazes, ao lado de letras garrafais pedindo por justiça —, servindo de alerta aos que teimam em trafegar pela imprudência.

👩‍💻🚦 No período de janeiro a agosto de 2022, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) contabilizou mais de 20 mil acidentes e 633 mortes no estado do Pará. 1,7 milhão de veículos estavam em circulação e a proporção de acidentes era de 234,8 para cada 100 mil habitantes.

🛣️🛵 A base de dados não contempla os registros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas sustenta: os condutores dos veículos figuram em primeiro lugar no número de mortes, sendo a maioria deles motociclistas.

Morremos jovens na contramão da imprudência
📷 |Infografia: Vicente Crispino/DOL

👦👨 Nas poucas vezes em que foi possível catalogar a idade dos envolvidos nos acidentes, constatou-se que os mortos eram em sua maioria jovens (18 a 24 anos). Em segundo lugar ficou a faixa de idade entre 40 e 44 anos, seguida por adultos entre 25 e 29 anos.

📈 O mês de março registrou o maior número total de acidentes (3.002) que os outros daquele ano. Porém, esteve longe de garantir o primeiro lugar com vítimas fatais. O pico aconteceu em maio (100), seguido de fevereiro (98) e junho (93).

💥🚘 As colisões lideraram os tipos de acidentes no Pará. Este tipo de acidente é caracterizado quando dois veículos em movimento colidem, seja de forma frontal, traseira, lateral ou transversal. Ao todo, foram 15.140 mil colisões em seis meses — ou 62 colisões por dia.

🌞⛅ O clima também é um fator de influência na hora de pegar a estrada: 99% das vezes estava claro e não chovia quando os acidentes aconteceram.

Morremos jovens na contramão da imprudência
📷 |Infografia: Vicente Crispino/DOL

Fonte:Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito - Portal do Senatran — (acessado pela última vez em 22/02/2023)

***

Conteúdo:

• Psicólogo responde: por que somos imprudentes no trânsito?

Morremos jovens na contramão da imprudência

• Vítimas de trânsito e as cicatrizes invisíveis

• Delegacia de Trânsito: um sonho de justiça e reparação

• Princípios da educação para um trânsito mais seguro


Reportagem: Fernanda Palheta

Edição: Gustavo Dutra

Multimídia: Emerson Coe e Vicente Crispino

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias