plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
VEJA O VÍDEO

Governo apresenta ações contra ameaças em escolas do Pará

Veja as medidas de enfrentamento anunciadas nesta sexta-feira (31), um dia após o ataque na Escola Estadual Professora Palmira Gabriel, em Belém.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Governo apresenta ações contra ameaças em escolas do Pará camera Secretários Ualame Machado, da Segup, e Rossieli Soares, da Seduc, deram detalhes sobre os planos elaborados para evitar ataques em escolas no Pará | Irene Almeida/Diário do Pará

Nesta semana, o Brasil assistiu chocado cenas de violência cometidas por um aluno de uma escola em São Paulo, onde o adolescente esfaqueou quatro professores e um estudante, tirando a vida de uma professora. Dias após o ocorrido, muitos outros casos foram registrados e evitados em várias partes do País, preocupando as autoridades.

Por esta razão, no Pará, o Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (31), medidas para evitar estes tipos de incidentes nas instituições estaduais.

Veja também:

PF investiga ameaça de ataque ao IFPA; aulas são suspensas

Vídeo: Mãe de aluno que esfaqueou colega fala sobre ataque

Em coletiva realizada na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o titular da pasta, Rossieli Soares, e o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, detalharam os planos traçados para o enfrentamento de situações como a que aconteceu na Escola Estadual Professora Palmira Gabriel, em Belém, na última quinta-feira (30).

Na ocasião, um jovem de 17 anos desferiu golpes de faca contra um colega de turma após a vítima ter arremessado bolas de papel no agressor. Na mochila do adolescente que deu a facada foram encontradas outras armas brancas, como um canivete, estilete e uma machadinha.

Sobre o caso, foi informado na coletiva que a vítima do ataque está em recuperação após o atendimento médico. Um boletim sobre o estado de saúde do jovem deve ser divulgado ainda nesta sexta-feira.

Além disso, de acordo com Ualame Machado, as famílias dos dois adolescentes estão sendo amparadas psicologicamente por profissionais. Já o agressor foi encaminhado para a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa).

Durante a coletiva, o titular da Segup destacou que o jovem que praticou o ataque em Belém pode ter começado a premeditar a ação após acompanhar o caso ocorrido em São Paulo na última segunda-feira (27).

MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO

Após comentarem o caso da Escola Estadual Professora Palmira Gabriel, Rossieli Soares e Ualame Machado detalharam as medidas propostas pelo Governo do Pará para enfrentar e evitar tais situações. Confira abaixo:

- Contratação de psicólogos e assistentes sociais: o governador Helder Barbalho (MDB) autorizou a contratação de 42 psicólogos e 42 assistentes sociais para atuarem nas unidades regionais de ensino;

- Videomonitoramento nas escolas: serão implementados sistemas de videomonitoramento nas escolas públicas estaduais do Pará;

- Criação do "Botão Alerta Pará": escolas passarão a contar com o “Botão Alerta Pará”, o qual fará o acionamento imediato de órgãos de segurança pública em episódios de violência;

- Implantação do Gabinete de Segurança e Proteção Escolar: será criado e instalado dentro da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para reforçar o patrulhamento nas escolas do Pará.

VEJA O VÍDEO:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias