plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CULINÁRIA

 DIÁRIO lança a nova edição do projeto “Passaporte Belém"

Em abril, a nova edição do projeto “Passaporte Belém - O Melhor da Gastronomia”, com 5 fascículos apresentando dezenas de restaurantes e chefs. Jurados e público escolherão os melhores.

Imagem ilustrativa da notícia  DIÁRIO lança a nova edição do projeto “Passaporte Belém" camera Pratos dos estabelecimentos têm toques regionais. | Mauro Ângelo / Diário do Pará

A 9ª edição do projeto “Passaporte Belém – o Melhor da Gastronomia” será lançado já este mês, confirmando a grande expectativa em toda a cadeia produtiva que envolve o segmento gastronômico na capital.

O projeto trará um guia completo sobre as maiores e melhores experiências culinárias da capital, com dicas e informações para moradores e turistas que visitam a nossa cidade. Quatorze personalidades da cidade, entre influencers, chefs de cozinha, advogados, empresários e profissionais liberais integram o júri que escolherá os melhores.

Eles votam e escolhem seus estabelecimentos favoritos em 22 categorias, que vão desde padaria, restaurante popular, hambúrguer e açaí, passando por tacacá, regional e saudável, além de peixaria e sorvete, entre outras. A ação também vai apontar o Melhor Chef de Cozinha de Belém.

Em seguida é elaborado um ranking gastronômico Os primeiros colocados de cada categoria receberão o “Troféu Estrela Azul – O Melhor da Gastronomia”. Os segundos e terceiros colocados ganham certificados. A posição de cada participante no ranking só é revelada na hora da premiação.

Os estabelecimentos indicados serão divulgados em 5 fascículos encartados gratuitamente no DIÁRIO aos domingos a partir do dia 16/04 até o dia 14/05. Os internautas também serão convidados a votar em espaço exclusivo no Portal Diário On Line (DOL) através do Hotsite http://passaporte.dol.com.br; e no Instagram do prêmio pelo @festivalestrelaazul. São 152 estabelecimentos e 8 chefs participantes.

No mesmo dia da cerimônia de premiação dos vencedores será lançado o guia virtual “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia 2023” com informações de todos os campeões, segundos e terceiros lugares de cada categoria, revelando um pouco da trajetória de cada estabelecimento.

O jornalista Luiz Octávio Lucas, editor dos fascículos, ressalta que a edição 2023 do “Passaporte Belém” traz uma novidade em relação a 2022, que vai acirrar ainda mais a competição entre os estabelecimentos participantes. “Agora os jurados têm a liberdade para indicarem qualquer estabelecimento, sem ficar presos a uma lista prévia sugerida pela coordenação do prêmio. Isso visa dar mais liberdade para que a escolha seja feita da forma mais democrática e imparcial possível”, destaca.

Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA, lembra que o projeto foi pensado para valorizar e divulgação do setor gastronômico da capital através do DIÁRIO e outros veículos do grupo RBA, aquecendo o segmento e ajudando a mostrar para a sociedade, a qualidade de estrutura e de profissionais que temos no Pará. “A gastronomia é setor muito importante para a nossa economia e também projeta o Pará para o Brasil e para o mundo com sua qualidade e diversidade. O setor da gastronomia no Pará passou por momentos difíceis durante a pandemia e por isso, nossos esforços em estar sempre ao seu lado, nunca foram diminuídos”, diz.

“O Passaporte Belém - 2023” divulga as diversas operações comerciais, restaurantes, os pratos, os profissionais, serviços e a gastronomia do Pará. “Com isso queremos incentivar o crescimento do turismo e cultura gastronômica como um diferencial competitivo para o setor. Isso só é possível porque grandes parceiros acreditaram em nossa ideia. Nossos agradecimentos à Claro, Agropalma, Sebrae”.

Jurados ressaltam diversidade culinária

Lélio Costa, presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da área Metropolitana de Belém (Codem) é um dos jurados e coordena o projeto de “Belém Cidade Criativa da Gastronomia”, concedido pela Unesco à prefeitura de Belém.

Segundo ele, desde que Belém conquistou o reconhecimento tem atraído olhares curiosos com destacado interesse e atenção de outras cidades brasileiras e do mundo, “sobretudo, pelo uso peculiar de várias espécies de peixes, grande variedade de temperos e outros insumos regionais na confecção da pratos e sobremesas”.

Sobremesas estão incluídas.
📷 Sobremesas estão incluídas. |Wagner Almeida/Diário do Pará

O titular da Codem ressalta que projetos como o “Passaporte Belém” se unem às iniciativas da prefeitura para destacar ainda mais a nossa rica gastronomia. “Temos chefs de cozinha que produzem pratos de alto padrão utilizando insumos e proteínas amazônidas, garantindo a geração de emprego e renda para milhares de pessoas e iniciativas como a que o DIÁRIO promove a quase uma década colaboram fortemente para divulgar esse forte aspecto da nossa cultura”.

Cybele França Puget, jornalista e criadora de conteúdo digital classifica o projeto como inovador no sentido de auxiliar a população paraense e os turistas que visitam nossa cidade a conhecerem o que temos a oferecer de melhor na área da gastronomia.

“Hoje temos uma diversidade enorme de bares, cafés e restaurantes de ótima qualidade que precisam ser conhecidos. A cidade cresceu bastante no segmento gastronômico e não deixa nada a desejar as grandes capitais do país. Possuímos uma culinária diferenciada com sabores exóticos que só aqui é possível encontrar. A iniciativa do passaporte Belém é uma importante ferramenta para mapear o que temos de bom para aproveitar na nossa cidade. Parabéns ao Diário do Pará pelo projeto !”

A gastrônoma Cássia Faria ressalta que o Passaporte funciona como uma vitrine revelando o que há de melhor na culinária paraense em sabores, espaço, atendimento, tudo que o cliente precisa para ser bem acolhido. “Ao sairmos de casa para comer, queremos vivenciar experiências únicas que possam deixar o momento em família ou entre amigos ainda mais especial. E foi isso, por exemplo, um dos pontos que levei em consideração para fazer as minhas indicações”, ressalta a jurada.

Projeto tem variedade de categorias.
📷 Projeto tem variedade de categorias. |Ricardo Amanajás/Diário do Pará

A expectativa para os destaques deste ano, segundo ela, são as melhores. “Teremos nomes já consagrados da gastronomia, que fazem um excelente trabalho para não perderem suas estrelas e crescerem ainda mais, mas também acredito que o Passaporte Belém é um espaço para revelar novos talentos. Tenho os meus preferidos, mas estou ansiosa para conhecer, literalmente, as indicações dos demais jurados”, diz.

CALENDÁRIO

CATEGORIAS

l Açaí

l Bar

l Churrascaria

l Doce

l Hamburgueria

l Comida Internacional

l Comida Italiana

l Comida Japonesa

l Padaria

l Peixaria

l Petisco de boteco

l Pizzaria

l Popular

l Regional

l Salgado

l Saudável

l Sorvete

l Steak

l Tacacá

l Café

l Vinho

l Melhor Chef

FASCÍCULOS

Suplemento 1 (16/04)

l Melhor Açaí

l Melhor Bar

l Melhor Churrascaria

l Melhor Doceria

Suplemento 2 (23/04)

l Melhor Hamburgueria

l Melhor Comida Internacional

l Melhor Comida Italiana

l Melhor Comida Japonesa

Suplemento 3 (30/04)

l Melhor Padaria

l Melhor Peixaria

l Melhor Petisco de boteco

l Melhor Pizzaria

Suplemento 4 (07/05)

l Melhor Comida Popular

l Melhor Comida Regional

l Melhor Salgado

l Melhor Comida Saudável

l Melhor Sorvete

Suplemento 5 (14/05)

l Melhor Steak

l Melhor Tacacá

l Melhor Café

l Melhor Adega

l Melhor Chef

JURADOS

l Aritanna Varney – dj e influencer de gastronomia (@aritannavarney)

l Helly Jr. – advogado e cantor (@elvisdaamazoniaoficial)

l Sidiana da Consolação Ferreira – Historiadora da alimentação (@daquiloquesecome)

l Cássia Faria – gastrônoma e criadora de conteúdo digital (@cassiafariagastronomia)

l Cibelle Puget – jornalista e influencer (@dicasdacyba)

l Fernando de Castro Neto – advogado (@fernandocastronetoadv)

l Vera Seidel - administradora e agente de viagem

l Luiza Duarte – empresária (@luizinhaduarte)

l Sérgio Dias -

l Leandro Pissolati – empresário (@leandro_pissolati)

l Jaime Monteiro – publicitário (@jaimemonteiro)

l Marcus Pereira – publicitário (@marcuspelela)

l Rubens Magno – presidente do Sebrae-PA (@rubensmagno)

l Lélio Costa – diretor-presidente da Codem (@leliocosta.s)

 DIÁRIO lança a nova edição do projeto “Passaporte Belém"
📷 |Reprodução
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias