plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SENADO

Jader pede urgência na criação de comissão da Amazônia 

Existem dezenas de projetos de interesse dos indígenas em tramitação na Câmara e no Senado e, para o senador paraense, é preciso ampliar a visibilidade e representatividade nos três poderes de República

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Jader pede urgência na criação de comissão da Amazônia  camera Jader considera que comissão pode conferir organização das ações pertinentes aos povos e Amazônia | FOTO: DIVULGAÇÃO

O Brasil caminha, nesta nova etapa da democracia, para ampliar a visibilidade e garantir os direitos constitucionais dos povos originários. Inédito, o recém-criado Ministério dos Povos Indígenas pode ajudar a fazer cumprir a legislação e a desfazer o preconceito que persiste, por uma leitura errônea e distante da realidade, ainda tão comum por parte da população brasileira.

A presença de indígenas à frente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), com Joênia Wapichana, e do advogado Ricardo Weibe Tapeba para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) — é reconhecida como uma nova época para os povos originários.

Para garantir que essa representatividade seja feita de forma vertical nos três poderes da República, o senador Jader Barbalho (MDB) apresentou ao Senado Federal um Projeto de Resolução que propõe a criação da Comissão da Amazônia e dos Povos Indígenas. O novo colegiado, de caráter permanente, será composto por 17 senadores.

“Não há forma mais justa de lembrar essa data, quando celebramos a diversidade das histórias e das culturas dos povos indígenas brasileiros. O 19 de abril é uma data para lembrarmos sempre de combater preconceitos contra os indígenas e de estabelecer políticas públicas que garantam os direitos dos povos originários. Por essa razão, nada mais justo do que colocar esse projeto que cria a Comissão Permanente em regime de urgência na pauta do Senado”, reforçou o senador ao encaminhar um Requerimento para a Mesa Diretora.

A data de 19 de abril é dedicada a celebrar a cultura e herança indígena em todo o continente desde o 1º Congresso Indigenista Interamericano, que foi realizado no México em 1940. Na justificativa, Jader Barbalho ressalta que ao instituir a Comissão da Amazônia e dos Povos Indígenas, o país avança na necessidade de se fazer um reparo histórico do Estado brasileiro para com os povos originários.

RELEVÂNCIA

“Essa proposta caminha lado a lado com o propósito do governo federal de dar aos povos tradicionais e originários autonomia e relevância na tomada de decisões sobre seus territórios. A Comissão Permanente terá a competência e poder de analisar e dar o devido andamento às proposições que tratem dos temas ligados aos povos indígenas”, explica.

“Entendo que estamos em um novo momento na política nacional, um momento de resgate e valorização do povo brasileiro. Um momento que merece ser comemorado e perpetuado para que as trágicas e terríveis cenas que assistimos nas últimas décadas, que lamentavelmente voltaram a nos assombrar nos quatro últimos anos - culminando com a tentativa de genocídio do povo Yanomami - nunca mais se repitam em nosso país”, enfatizou o senador Jader Barbalho.

Na visão do senador, uma comissão permanente para debater temas ligados aos povos originários poderá conferir melhor organização das ações pertinentes à Floresta Amazônica e aos povos indígenas como um todo. O tema sobre os povos indígenas brasileiros tem recebido grande atenção da sociedade civil e dos órgãos públicos nacionais com repercussão internacional.

“A ameaça à vida dos povos indígenas no nosso território tem sido tão grande nos últimos anos que o Brasil foi mencionado na Organização das Nações Unidas-ONU como um caso de possível genocídio se os crimes contra essas populações não forem controlados”, destaca o senador na justificativa apresentada à Mesa Diretora do Senado.

Jader Barbalho defende que é fundamental a criação de uma comissão permanente para tratar de temas de interesse dos povos indígenas. Ele lembra que um levantamento feito na pauta do Congresso mostra que tramitam, apenas no Senado – sem contabilizar as propostas que estão na Câmara dos Deputados - 31 proposições, sendo 26 projetos de lei, entre eles o Projeto de Lei do Senado nº 169/2016 que dispõe sobre o Estatuto dos Povos Indígenas.

"O 19 de abril é uma data para lembrarmos sempre de combater preconceitos contra os indígenas e de estabelecer políticas públicas que garantam os direitos dos povos originários”. Jader Barbalho, senador.

LEIA TAMBÉM: Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias