A Usina da Paz do Guamá, na capital do estado, recebeu na manhã deste sábado (22) a “Ação de Saúde aos Povos Indígenas”, em alusão ao Dia do Indígena, comemorado na última quarta-feira (19). A programação foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio de sua Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (Cesipt).
Foram oferecidos diversos serviços de saúde, como vacinas contra Influenza e Covid-19, consultas médicas, testes rápidos, atendimento odontológico, exame preventivo de câncer de colo de útero, palestras sobre saúde, encaminhamento para outros exames e consultas, distribuição de materiais didáticos, incluindo o lançamento de uma cartilha especial do homem indígena, entre outros atendimentos realizados pela equipe da Sespa.
Segundo Tatiany Peralta, coordenadora da Cesipt, o público-alvo da ação foi de indígenas de todas as etnias e idades que moram na capital do estado. Ela destacou que foi feito um convite especial para os mais de 570 estudantes indígenas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os estudantes que participaram da ação também levaram seus familiares para serem atendidos pela equipe da Sespa.
A coordenadora também salientou que foram convocados profissionais de saúde indígenas para tornar a ação ainda mais próxima dos frequentadores. Os exames de câncer de colo de útero, por exemplo, foram realizados apenas por profissionais indígenas, visando um maior conforto para as mulheres presentes.
Putira Sacuena, técnica da Cesipt, salientou outra importante intenção da ação: “Temos muitos povos indígenas diferentes morando nas proximidades da Usina da Paz do Guamá. Temos o intuito de, através desta ação, promover uma maior aproximação dos indígenas com este importante espaço. Esperamos que comecem a frequentar mais e ter acesso aos serviços que o Governo do Estado oferece nas Usinas da Paz. Fico muito feliz, até mesmo como indígena que sou, de ver a Sespa abrir esses caminhos”, declarou.
Uma das pessoas atendidas na ação deste sábado foi Cirineia de Jesus, que esteve presente com o filho Felipe, de 10 anos. Ela foi realizar o exame preventivo de câncer de colo de útero e ele ter uma consulta médica de rotina. “Fomos muito bem atendidos pela equipe. Não conhecíamos o espaço da Usina da Paz, gostamos muito da ação realizada nesta manhã”, afirmou.
Foram totalizados 1.291 atendimentos, estendidos a indígenas das seguintes etnias: Karipuna, Baré, Baniwa, Galibi Marworno, Warao, Piratapuia, Palikur, Tukano, Arapium, Guajajara, Tikuna, Hyskariano, WaiWai, Krikati, Amanayé e Tembé.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar