O novo Terminal Hidroviário de Mosqueiro deverá ser inaugurado no próximo dia 1º de Maio, data dedicada trabalhador brasileiro. O local já está aberto à visitação e a previsão é que o espaço seja incorporado aos demais elementos turísticos da praça da Vila, como a tapiocaria, a Igreja Matriz e o Mercado Municipal de Mosqueiro.
O novo terminal hidroviário de Mosqueiro substitui o velho trapiche de madeira. Segundo relatos do livro “Ilha de Mosqueiro: história e tradições”, do escritor mosqueirense Claudionor Wanzeller, o trapiche tem seus primeiros registros no século XIX e que em 1891 ocorreu uma longa reforma no espaço.
Belenenses ganharão mais bloquetes com retomada de fábrica
No local atracavam navios como Gaivota, Mosqueiro, Soure, entre outros, sendo o mais famoso deles, o navio Presidente Vargas, que operou a linha no período de 1958 a 1972, até naufragar e afundar em frente à cidade de Soure, no arquipélago do Marajó.
Segundo a administração do terminal, mais de 3 mil pessoas já foram ver como ficou o novo espaço público. A Prefeitura de Belém receberá o terminal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Denit), órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura, em prazo posterior à sua inauguração oficial.
Turismo
Com a inauguração do novo trapiche de Mosqueiro, será uma alternativa para quem visita a ilha pelo rio, além de rápida, com belas paisagens pelas águas do rio Pará, será uma forma de melhorar o sistema de turismo do município de Belém, que poderá sediar a Conferência do Clima (COP-30), em 2025 com a previsão de receber pessoas do mundo inteiro.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, durante seminário sobre mobilidade, realizado neste mês de abril, informou que o sistema de transporte é entendido como uma problemática em todo o Brasil. "Mas, precisamos debater essa temática, pensar uma política para o território nacional e, ao mesmo tempo, para a Região Metropolitana de Belém e garantir com qualidade o direito de ir e vir do cidadão”, ressaltou.
"A mobilidade urbana é um ponto fundamental para melhorar a qualidade de vida do nosso povo", destacou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
Visitação
Quem estiver em Mosqueiro e quiser visitar o novo terminal pode fazê-lo de segunda a sexta-feira, no horário de 6h às 18h. O funcionamento aos sábados é até o meio-dia e aos domingos não abre. O terminal está localizado em frente à praça da Vila, centro de Mosqueiro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar