A partir desta terça-feira (25), a população do município de Muaná, na região do Marajó, passa a contar com um novo Terminal Hidroviário. O espaço foi entregue oficialmente pelo governador Helder Barbalho, em evento com autoridades e moradores de municípios da região.
O novo Terminal Hidroviário de Muaná foi reconstruído e ampliado para garantir maior conforto e segurança no embarque e desembarque para mais de 40 mil moradores locais e, ainda, visitantes da cidade.
Durante o ato de entrega do equipamento público, o governador Helder Barbalho falou sobre os investimentos feitos pelo Estado no município marajoara.
“É uma alegria muito grande poder estar em Muaná mais uma vez para, neste momento, entregar as obras do Terminal Hidroviário. Também anunciamos, desde já, o compromisso de retornar em julho para o Festival do Camarão, onde estaremos assinando convênio para a construção do Hospital Municipal da cidade. Isso compõe um conjunto de investimentos, com mais de 10 km de asfalto, novas orlas e investimentos em educação, fortalecendo a cidade e garantindo com que o município de Muaná possa continuar crescendo e se desenvolvendo”, afirmou Helder Barbalho.
Para o prefeito de Muaná, Biri Magalhães, este é um momento para celebrar a parceria entre Estado e Município em prol da população.
“Hoje é um dia para celebrar essa parceria com o Governo, que é muito importante, não só para Muaná, mas para todos os municípios do Marajó. Já temos mais de R$ 40 milhões em investimentos na cidade. Hoje é um dia de festa por poder entregar à população muanense um novo Terminal Hidroviário, preparado para dar mais qualidade de vida à população. É um espaço que vai estimular o turismo” comemorou o gestor municipal.
ESTRUTURA
Com um investimento superiores a R$2,5 milhões, as obras de reconstrução e ampliação do Terminal Hidroviário de Muaná garantiram a troca de todo o piso interno do terminal, execução de reforço e reparo estrutural, reconstrução da estrutura de cobertura da passarela de acesso e do píer, além da melhoria dos banheiros masculino e feminino.
O terminal também foi equipado com novas instalações elétricas, hidrossanitárias, pintura, sala de embarque, lanchonete, guichês para a venda de passagens, salas para órgãos oficiais, bebedouro, TV, cadeiras confortáveis, entre outros benefícios.
O conjunto naval do novo terminal é composto por uma rampa metálica de 22 metros de comprimento e um flutuante de 15 metros. A obra naval também contempla um sistema de articulação para sustentação e movimentação da rampa, conforme mudança do nível do rio, proporcionando mais conforto e reduzindo o risco de acidentes.
As obras são realizadas de acordo com as normas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão que regulamenta portos de todo o Brasil.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar