A prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), começou a vacinar ontem (26) todas as pessoas acima dos 18 anos, com a dose de reforço da Pfizer bivalente. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde da capital paraense e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. Podem se vacinar todos aqueles que receberem, no mínimo, duas doses do esquema primário de vacinação. Além disso, é preciso respeitar o intervalo de quatro meses da última dose recebida.
Com a ampliação da faixa etária anunciada pelo Ministério da Saúde, muita gente compareceu a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Sacramenta, em Belém, para garantir o reforço. A coordenadora de imunização da Sesma. Nazaré Athayde, falou sobre a importância de o público aderir, de fato, a nova fase da campanha para se proteger da cepa original do vírus e também da variante ômicron, que começou a circular no país em novembro do ano passado.
“Todas as nossas unidades estão abastecidas e prontas para receber o público. Por isso, fazemos esse chamamento para receber a dose dessa vacina que possui um diferencial importante para manter o controle da doença em nossa cidade. Então, o recado que deixo é: se você que tem mais de 18 anos e está em dia com as suas doses primárias ou de reforço e cumpre os demais requisitos, procure uma de nossas unidades para receber a sua dose da bivalente. Esse era um momento muito aguardado e agora estamos tendo a chance de ofertar o serviço”, diz a coordenadora.
Leia também:
Alepa sedia reunião do Parlamento Amazônico Brasileiro
A servidora pública aposentada Engrácia Lima do Rosário, 89, chegou bem cedo à unidade para receber a sua vacina bivalente. Ela, que busca não descuidar da saúde, disse que enquanto tiver vacinas disponíveis vai participar da campanha.
REFORÇO
“Às vezes, muita gente acaba esquecendo do quão importante é manter a carteirinha atualizada. Mas eu nunca faltei a uma campanha de vacinação, seja para a covid ou outras doenças, inclusive da gripe. Quando vi que já tinha dado o intervalo da minha 4ª dose, vim logo garantir o novo reforço”, contou.
Augusto José Azevedo, 30, disse que estava ansioso para receber a bivalente e aproveitou que estava a caminho do trabalho para garantir a sua dose. “Mais do que ficar protegido contra o vírus e essa nova cepa, fico também ainda mais tranquilo com relação às pessoas que estão próximas a mim. Se todo mundo tivesse essa responsabilidade, certamente veríamos os postos ainda mais lotados. Espero que a população aproveite essa oportunidade”, disse.
Além da vacina bivalente, a Sesma reforça ainda que segue com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para o público prioritário de idosos com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias. Infelizmente, um pouco mais de 9% do público esperado já havia sido vacinado. A meta é vacinar 95.592 crianças nesta faixa etária.
Saiba mais
A bivalente está disponível para os grupos prioritários:
- Adultos de 18 a 59 anos sem comorbidade
- Pessoas de 12 a 59 anos com comorbidade
- Idosos com 60 anos ou mais
- Gestante e puérperas (até 45 dias pós-parto)
- Trabalhadores de saúde
- Imunossuprimidos (a partir de 12 anos de idade)
- Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade)
- Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade)
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e trabalhadores desses locais
- População privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas
- Funcionários do sistema de privação de liberdade.
Onde se vacinar
- Unidades Básicas de Saúde (UBSs): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
- Hospital do Exército: segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 12h, e quarta-feira de 8h às 18h
- Hospital de Aeronáutica: segunda a sexta, das 8h às 11h
- Hospital Naval: segunda a sexta-feira, das 8h às 11
- Universidades: Unama, Fibra, Unifamaz e Escola de Enfermagem da Uepa, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar