Na última sexta-feira (28), o modelo e influencer Lucas Latter, contou nas redes sociais como contraiu a Varíola dos Macacos, hoje conhecida como Mpox.
No vídeo, o influencer, que contraiu a doença no ano passado, detalhou que pegou o vírus quando gravava vídeos de conteúdos adultos para a plataforma do Onlyfans. Segundo ele, foi durante uma gravação em parceria com outro homem que estava com sintomas, mas que não sabia.
A varíola dos macacos é uma zoonose causada pelo vírus monkeypox, do gênero Orthopoxvirus, pertencente à família Poxviridae. A essa família, também pertencem os vírus da varíola e o vírus Vaccínia, a partir do qual a vacina contra varíola foi desenvolvida.
Leia também:
Deolane homenageia MC Kevin no dia que ele faria 25 anos
Os sinais e sintomas, em geral, incluem: erupção cutânea ou lesões de pele; adenomegalia/linfonodos inchados (ínguas); febre; dores no corpo; dor de cabeça; calafrio e fraqueza.
Durante o vídeo, ele também cita que ficou cerca de cinco meses internado no hospital. Durante este período teve perda de peso acentuada porque não conseguia se alimentar. Embora esteja mais recuperado, Lucas ficou com algumas sequelas, está com dificuldades para andar devido ao longo período de mobilidade reduzida.
Doença
Tradicionalmente, a varíola dos macacos é transmitida principalmente por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou mucosas de animais infectados. A transmissão secundária ou de pessoa a pessoa pode acontecer por contato próximo com secreções infectadas das vias respiratórias ou lesões na pele de uma pessoa infectada, ou com objetos contaminados recentemente com fluidos do paciente ou materiais da lesão.
A transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias. Esta enfermidade também é transmitida por inoculação ou através da placenta (varíola dos macacos congênita). Não há evidência de que o vírus seja transmitido por via sexual.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar