Terminou na última sexta (28), a Operação “Estreitos”, realizada pela Marinha do Brasil (MB), na área que interliga o rio Amazonas ao rio Pará, na região Norte. O Aviso-Auxiliar “Breves”, em conjunto com uma Lancha de Ação Rápida, conduziram ações preventivas e repressivas contra infrações ao Regulamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, delitos transfronteiriços e crimes ambientais.
Durante a operação, que teve início no dia 19 deste mês, as ações de patrulhamento resultaram em 53 embarcações abordadas, das quais 20 foram notificadas e 10 foram apreendidas. Destaca-se a apreensão total de 584 metros cúbicos de madeira ilegal e de um comboio que transportava, de forma irregular, mais de 2.200m³ de madeira, representado risco à segurança da navegação. A operação contou com o apoio de uma equipe de fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, que realizaram a medição da carga apreendida.
Além do efeito dissuasório obtido com a presença dos meios da MB, durante a realização da operação, foram recolhidos cerca de 1 milhão de reais em carga apreendida e aplicadas sanções administrativas e criminais aos envolvidos.
Aviso-Auxiliar “Breves”Construído em Manaus (AM), em 2018, e doado à Marinha, em 2020, pelo Instituto de Metrologia do Estado do Pará, o Aviso-Auxiliar “Breves” é subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, sendo utilizado em diversas missões operativas. Com frequentes e relevantes participações em diversas inspeções navais e patrulhas navais, destaca-se a sua colaboração com campanhas de vacinação e de prevenção aos acidentes com escalpelamento.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar