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Atenção: veja o guia para conseguir uma vaga de emprego

O DIÁRIO conversou com especialistas em colocação profissional para saber quais os primeiros passos e o que fazer para se manter no trabalho, tanto para quem está iniciando a carreira, quanto para quem quer voltar

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Imagem ilustrativa da notícia Atenção: veja o guia para conseguir uma vaga de emprego camera Foto: Divulgação Seteq

Para quem deseja voltar ao mercado de trabalho ou entrar pela primeira vez, existem diversas estratégias que podem ser adotadas, aumentando as chances de conquistar a tão sonhada vaga profissional ainda neste ano de 2023. O DIÁRIO conversou com dois especialistas que destacaram algumas dicas do que fazer, desde a hora de elaborar o currículo, até como se comportar em uma entrevista com o recrutador.

Investir em qualificação por meio de cursos on-line, presenciais, treinamentos ou voluntariado que estejam alinhados com as suas habilidades e experiências, é uma boa forma de acrescentar conhecimentos relevantes ao seu currículo e, consequentemente, chamar a atenção de quem está ofertando as oportunidades. Manter-se atualizado sobre as novidades do mercado de trabalho também é algo essencial.

O administrador e presidente executivo da Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Pará (ABRH-PA), Junior Lopes, diz que as leituras complementares de notícias, revistas especializadas, participação em eventos e a atenção nas redes sociais profissionais, é uma ótima forma de se preparar para iniciar a procura por um emprego e concorrer as vagas abertas.

“Essa parte complementar é essencial, tanto para quem quer se manter no mercado ou aquele estudante que, por exemplo, vai adentrar. Inclusive, isso pode ser visto como diferencial por um recrutador, pois demonstra que a pessoa é conectada aos assuntos do momento e se atualiza. É isso que as empresas buscam: profissionais que, independe do incentivo da corporação, vão atrás do seu autodesenvolvimento”, disse.

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Já a diretora da ABRH-PA, Graciete Corrêa, afirma que as ferramentas digitais como sites de empregos e a própria rede LinkedIn, devem ser utilizadas para potencializar as chances de inserção dos processos seletivos.

“Essas são excelentes ferramentas para uma exposição profissional e busca de oportunidades. Estes canais possibilitam a busca de empresas compatíveis com o perfil e o desejo do candidato, assim como a empresa contratante também faz a sua busca seletiva”, afirma. “Por isso, o candidato precisa saber suas competências, potencialidades e desejos de carreira. Além disso, é preciso responsabilidade nesta exposição. Mantenha o cuidado da sua imagem e sempre insira informações curriculares bem estruturadas e verdadeiras, pois os contratantes as validarão”.

GUIA PARA CONSEGUIR UM EMPREGO

Veja algumas dicas dos especialistas da ABRH-PA para aumentar as suas chances de conseguir um emprego em 2023.

Como pesquisar?

O presidente executivo da ABRH-PA, explica que o processo de busca por uma vaga mudou bastante. “Se antigamente a procura era feita nos classificados dos jornais, hoje existem várias plataformas digitais que permitem essa garimpagem”, destacou. Alguns sites indicados são: Vagas.com; Emporegos.com e o Talento. Além disso, há o LinkedIn, uma rede social profissional utilizada por quase 60% das grandes corporações em seus processos de recrutamento.

O especialista lembra ainda que as empresas também têm em seus sites a opção de cadastrar currículos para participação de alguma demanda específica. “Estar de olho nessas plataformas de sites e manter atualizado o LinkedIn é a melhor estratégia que se pode ter para as pessoas que estão querendo recolocação ou querem estar no mercado de trabalho”, afirma.

E o currículo? Como fazer?

A chave para se ter um bom currículo consiste em descrever suas experiências e resultados em, no máximo, duas páginas, diz o executivo. “É realmente um desafio gigantesco conseguir reduzir todo o histórico profissional e esforços, principalmente se a pessoa já tem experiência. Além disso, o currículo deve conter dados pessoais, qual é o objetivo de atuação desse profissional, formação acadêmica e outras informações relevantes como, por exemplo, se participa de algum projeto solidário, se tem algum tipo de certificação, se participou de evento ou foi palestrante e etc”.

Existem alguns padrões sobre o que deve constar em um currículo como: informações pessoais, formação e experiências. Mas existem alguns tipos do documento que podem ser implementados, como aqueles em ordem cronológica e mais utilizados atualmente. “Como o próprio nome diz, ele apresenta um modelo no qual as informações são organizadas por período. Nesse formato, as experiências profissionais são descritas das mais recentes para as mais antigas.

Já no currículo funcional, a ordem das experiências profissionais fica em segundo plano. “Nesse modelo o mais importante é a forma com que as competências são destacadas. Aí se enfatiza as habilidades do profissional de modo que seja muito percebido as competências que esse profissional tem. Existe o currículo combinado ou misto, que utiliza tanto a questão do formato do cronológico e também das experiências e das capacitações profissionais.

Independentemente do modelo, o mais importante é que o currículo seja simples, de fácil leitura, mas que ao mesmo tempo tenha conteúdo e consistência. Nas informações pessoais acrescente seu e-mail, telefone e endereço para facilitar o contato. No objetivo, descrever de maneira sucinta, onde quer atuar dentro da empresa e o que está buscando.

Já na parte de experiências profissionais tenha cuidado para não colocar excesso de informação. “Às vezes, algumas se tornam desnecessárias até mesmo para a vaga que você pretende. Busque moldar essas experiências para que elas sejam compatíveis e aumente a possibilidade para essa vaga que está objetivando”, disse o presidente da ABRH-PA.

Para finalizar a construção do currículo insira algumas informações complementares como, por exemplo, se fez algum curso, sua formação acadêmica ou nível de escolaridade, participação em eventos, idiomas, se recebeu alguma premiação ou fez trabalhos voluntários.

Como se portar em uma entrevista presencial ou virtual?

É importante saber que esse momento é uma oportunidade de ser ouvido por alguém que pode se interessar, enquanto solução para vir a ocupar um cargo dentro da organização. Então, a primeira dica é estar disponível no horário marcado. “Chegar ao local ou entrar no link disponibilizado um pouco mais cedo, mostra comprometimento e pontualidade. Esse comportamento já conta positivamente na avaliação do recrutador”, afirma Junior Lopes.

O candidato também deve ficar atento ao ser entrevistado e dar respostas de forma direta, mas sem ser grosseiro as perguntas que estão sendo feitas. É interessante ainda, que o profissional antes de ir para entrevista conheça um pouco do histórico da empresa para saber quais os ramos de atuação, quantos anos ela tem, qual é a sua cultura organizacional e etc.

Outro detalhe, mas não menos importante, é a questão das vestimentas. “Esse é um ponto forte a ser ressaltado. Não é porque a entrevista vai ser virtual, que vou me despreocupar com isso. O recomendado é que você se arrume da mesma forma como se fosse uma entrevista presencial. No caso de a entrevista ser on-line, é legal preparar uma estrutura mínima para se ter um bom áudio e iluminação. Tudo isso vai demonstrar ao entrevistador que você se preparou e se preocupou com o processo”,

Seja no modelo on ou off, o bom comportamento deve ser sempre adotado. Mantenha uma postura ereta, fale com segurança e mostre que realmente tem interesse naquela vaga. Seja pontual aos horários, evite o excesso de joias, maquiagem ou até mesmo perfumes. Ah, e não esqueça de agradecer a oportunidade de estar participando da entrevista.

Fui contratado como temporário. E agora?

Quando a contratação ocorre pela lei de temporários, o profissional poderá ter um contrato de até 180 dias. É importante ressaltar que pela lei, o salário deve ser igual ao do profissional efetivo. “Ao findar o período contratado, o profissional terá direito a uma rescisão normal com todos os direitos trabalhistas, exceto aviso prévio, multa de 40% e ao seguro-desemprego. Outros direitos são a jornada de trabalho de até 44 horas semanais, hora extra, intervalos para descanso, FGTS, 13º salário, férias e adicionais.

A diretora da ABRH-PA, Graciete Corrêa, destaca ainda que a lei de contratação de temporários possui algumas regras e ocorre quando há aumento de demanda na empresa, sazonalidade do negócio, etc. “Existe a modalidade de contratação por prazo determinado, neste caso a empresa contratante não necessita de intermediário. E o trabalhador terá todos os direitos previstos na CLT”, reforça.

Fiz contrato CLT, quais os meus direitos básicos?

Nessa modalidade contrato, todos os direitos trabalhista e previdenciário de contratação por prazo indeterminado devem ser respeitados. São eles: Jornada de trabalho, hora extra, intervalos para descanso em intrajornada e entre jornadas, FGTS, 13º salário, férias, licença-maternidade e paternidade, adicional noturno e demais direitos e benefícios definidos em acordo ou convenção coletiva. Se desligado, aviso prévio remunerado, multa de 40% e seguro desemprego.

Como ficar atento às redes sociais para evitar problemas durante um recrutamento?

Hoje, as consultorias e as equipes de seleção das empresas utilizam destes recursos para conhecer os valores e preferências sociais dos candidatos. Assim, é importante que, ao se posicionar nas redes sociais com os amigos e parentes, não perder de vista que o recrutador também terá acesso.

“Tenha cuidado com postagens discriminatórias e que firam valores das organizações. Não tenha posicionamentos que sugira comportamentos LGBTfóbicos, de intolerância religiosa, discriminação por raça, cor, credo ou partidos políticos. Também é importante ficar atento para a Lei Geral de Proteção de Dados, que proíbe qualquer divulgação de informações sensíveis sem a prévia autorização do dono da informação, além de compartilhamento de informações não comprovadas, as Fake News”, orienta a especialista.

É possível começar no mercado de trabalho como Jovem Aprendiz?

“Para quem está começando, certamente esta é a melhor opção, pois recebe treinamentos e orientações necessárias para o exercício da função. Geralmente, o aprendiz também é aproveitado pela empresa quando demonstra bom desempenho”, lembra a diretora.

Para ingressar ao mercado por esse meio, o menor deve se cadastrar em uma empresa especializada e participar dos processos seletivos. Atualmente a lei propõe os seguintes pré-requisitos: Ter entre 14 e 24 anos, estejam cursando o ensino fundamental, médio (em andamento/concluído) ou realizando um curso de aprendizagem técnico profissional.

Quais trabalhos mais contratam em níveis fundamental, médio e superior?

A área operacional é a mais movimentada e de maiores chances para os candidatos que possuem ensino fundamental. A área de serviços de higienização e limpeza, segurança patrimonial e o comércio de forma geral, por exemplo, sempre serão os campeões nas ofertas de emprego, principalmente pelos acontecimentos sazonais como o Dia das Mães, Natal, Círio e outros.

Para os níveis técnico e superior, o destaque fica na área da saúde com suas constantes demandas e também, na parte de tecnologia da informação. “Nesta área, a demanda é grande, porém, existe escassez na oferta de profissionais qualificados e certificados”, frisou Graciete. “Portanto é preciso ficar atento e preparado, buscando sempre aperfeiçoamento e amadurecimento profissional”, completou.

Onde estão os bons salários?

Indiscutivelmente os melhores salários estão na área de tecnologia, independente do segmento. Porém, de forma geral, eles são encontrados nas mineradoras e indústrias que apresentam remuneração (salário + benefícios + condições de trabalho) mais atrativa em função, muitas vezes, das localidades onde estão instaladas. Além disso, também conta com convenções e acordos coletivos agressivos e das especificidades das funções requeridas.

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