O peixe-leão, espécie nativa do Indo-Pacífico, já pode ser encontrado em oito estados brasileiros. As informações são da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com cerca de 47 centímetros, corpo listrado de branco, vermelho, laranja e marrom, o peixe-leão possui espinhos venenosos, que causam inflamações em animais e humanos.
De acordo com pesquisadores da instituição, desde março de 2022, o peixe já foi visto no Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.
Para os especialistas, a presença crescente do peixe-leão na costa brasileira é preocupante. Isso porque ele compete com espécies nativas por alimento e habitat, ameaçando a biodiversidade local.
Veja também:
Golfinho albino extremamente raro é visto na África
Híbrido de leão e onça-pintada é registrado no Canadá
Onça-parda branca é novamente avistada em parque do RJ
Espécies de pássaros venenosos são descobertas na Nova Guiné
Até o momento não se sabe como o animal chegou ao oceano Atlântico, mas acredita-se esses peixes estavam em aquários e tenham sido liberados no mar, na década de 1990, na Flórida, Estados Unidos, o que tem feito com que o animal se espalhe pela costa de todo continente.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, no Brasil, desde 2020, já foram encontrados cerca de 300 indivíduos de peixe-leão, embora, segundo os pesquisadores, não seja possível determinar o tamanho exato da população na costa brasileira.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar