plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
AUDIÊNCIA PÚBLICA

Câmara Federal debate problemas do Museu Emílio Goeldi 

Museu será sede da conferência sobre o clima, a COP-30, em Belém, em 2025

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Câmara Federal debate problemas do Museu Emílio Goeldi  camera Museu Paraense Emílio Goeldi | Foto: Divulgação

O Museu Paraense Emílio Goeldi é a mais de um século e meio referência de ciência e estudo da biodiversidade dentro da maior fronteira biotecnológica do mundo, a Amazônia. Apesar do reconhecimento, a instituição tem sido vitimada por baixos investimentos, o que foi agravado nos últimos anos.

Em razão disso, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública nesta quarta-feira (10) sobre a infraestrutura do Museu Paraense Emílio Goeldi. O pedido para realização do debate foi apresentado pelo deputado Raimundo Santos (PSD-PA).

O parlamentar aponta a falta de recursos financeiros para a recuperação e restauração dos prédios históricos do museu e a escassez de pessoal como os dois principais problemas para a crise na instituição.

"Nesse contexto, é preciso salientar e enfatizar que o nosso Goeldi, que em 2023 completa 157 anos, é o maior museu de história natural do Brasil, após o lamentável incidente com o Museu Nacional do Rio de Janeiro, cujo acervo foi praticamente destruído após o incêndio de 2018", destacou.

Leia também:

Belém vai sediar hoje evento sobre Bioeconomia

Helder anuncia ações para bioeconomia e carbono

Jader registra voto contra nova proposta para dividir o Pará

O parlamentar lembrou ainda que a reunião da COP-30, deve ser realizada em Belém, em 2025, na sede do museu.

"São prementes de resolução, tendo se tornado pautas frequentes da grande mídia no Estado e no País e representam grande preocupação para a comunidade científica brasileira e internacional", completou.

Em vídeo, Santos pontuou as principais dificuldades que o museu passa.

ASSISTA!

Foram convidados: o diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg), Nilson Gabas Júnior; a ex-diretora do Museu, Ima Célia Guimarães Vieira e representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectec).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias