O Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (14), chega movimentando diversos setores, inclusive, o do mercado.
Por trás de um belo buquê de rosas ou de uma recheada cesta de café da manhã para expressar o afeto dos filhos, pode existir uma mãe empreendedora que faz da produção a comemoração pessoal da data.
Empreender para cativar
É o caso de Monique Flores, florista e empresária, e de Brenda Caroline, nutricionista e gastrônoma, ambas são mães, produtoras e proprietárias de empreendimentos que se destacam no mercado de Belém neste período.
De acordo com Monique Flores, proprietária da Floricultura Flor & Flor, que trabalha com flores naturais, a data costuma demandar critérios especiais.
“Fazemos uma pesquisa no mercado para encontrar os melhores fornecedores no quesito qualidade e preço justo. Contratamos mais pessoas nesse período de alta demanda e trabalhamos incansavelmente para oferecer sempre o melhor de nós aos nossos clientes”, afirma.
Para Brenda Caroline, proprietária da confeitaria online Carol Cakes, os preparatórios especiais também são primordiais: “preparamos um cardápio especial de cestas de café da manhã. Opções de bolos em formatos diferentes como corações e flores, e também sobremesas”.
Ambas acreditam no diferencial em proporcionar um atendimento de qualidade, que acompanhe o negócio e seja uma das marcas positivas das empresas.
“Acredito que o maior diferencial é a qualidade no atendimento e entregar exatamente o que nós oferecemos, baseado naquilo que temos disponível para oferecer ao cliente e, com isso, fazer uma boa entrega, buscando sempre a inovação no mercado das flores naturais. Também é muito importante um bom armazenamento para que a flor permaneça em um bom estado por um longo período de tempo, nós temos uma estrutura adequada para isso”, evidencia Monique.
“Nosso serviço é diferenciado em atendimento, produtos personalizados, temos os cuidados nos mínimos detalhes, que começam meses antes. Nossas cestas acompanham canecas, balões, flores e fotos. Nós encantamos os clientes para que realmente seja um presente especial e inesquecível”, ressalta Brenda.
"Ser mãe é ser mãe"
Sobre conciliar a maternidade com o empreendimento, Monique relata que a experiência é pessoal, única e repleta de significados.
“Ser mãe é ser mãe. É se doar para os filhos, se doar para si e, principalmente nessas datas, se doar para o trabalho e abrir mão de tudo para se doar profissionalmente”, enfatiza a florista, que reforça o esforço em prol de um objetivo maior. “Quando se abre mão de uma grande coisa, com certeza nós temos uma outra grande prioridade, mesmo que seja momentânea, é em função do trabalho, de sonhos maiores a serem realizados futuramente”.
Brenda também compartilha do mesmo sentimento e ressalta a importância da consciência coletiva em torno do assunto: “conciliar maternidade com qualquer trabalho é um desafio, então, nas datas comemorativas eu conto com a minha rede de apoio. Eu estou no mercado há 5 anos e as datas comemorativas são maravilhosas para investir e ter um bom lucro”.
O retorno encantador do trabalho
Outro fator que encanta a produção das empresárias é a oportunidade de proporcionar experiências de afeto às outras mães através dos seus trabalhos.
“Esta data significa abrir mão do nosso Dia das Mães para fazer o dia de outras mães muito melhor. Superar expectativas das mães que sonham em ganhar nossos produtos, poder chegar até elas e receber um retorno positivo é maravilhoso. Dá gosto de abrir mão da data para atender, alegrar, surpreender e encantar as outras mães”, diz Monique, que já está a todo vapor nas produções para a data comemorativa deste ano.
Brenda, que também se preparou com antecedência para proporcionar produtos de qualidade no dia, transmite seu olhar maternal no trabalho. “A maternidade é transformadora em muitos sentidos, mas sermos amadas por nossos filhos é a parte mais gratificante. Então, contribuir para que muitas mães se sintam amadas é o meu maior presente!”, destaca a nutricionista.
Mercado e o fim da emergência de Covid-19
Já na movimentação do mercado, o fim do estado de emergência pela Covid-19 pode ser um fator de interferência, de acordo com Everson Costa, supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (DIEESE/ PA).
“O que eu percebi é que há um sentimento positivo de um faturamento muito melhor, (...) uma coisa é certa, estamos vivendo um período bem diferente do que vivemos em 2020, 2021 e 2022. Agora em 2023 é zero pandemia, praticamente, o que quer dizer que mais pessoas estão circulando e mais dinheiro também circula”, afirma o profissional.
Everson também destaca que os produtos também sofrem alteração no valor. Segundo as pesquisas do DIEESE/ PA, os preços das flores estão mais altos este ano, se comparados ao Dia das Mães do ano passado (2022). As rosas, por exemplo, produto de grande procura neste período, alcançaram mais 20% de reajuste em alguns casos, superando a inflação.
No entanto, Monique Flores destaca a responsabilidade de sua empresa em se preparar neste quesito, de maneira justa ao consumidor e ao fornecedor. “A cada ano o mercado cresce mais e mais. Temos reajustes constantes no mercado, mas cabe a nós saber a hora correta de reajustar os preços para o consumidor”.
Brenda Caroline evidencia que, mesmo durante o período pandêmico, as vendas foram boas, porém, a mudança reforçou a preparação extra: “hoje estamos nos programando para atender os pedidos de última hora. Sempre faço opções de pronta entrega!”.
Para as duas mães e empresárias, as datas comemorativas trazem sentimentos positivos e retornos satisfatórios no intuito de proporcionar ao cliente uma experiência repleta de sentidos por trás dos produtos oferecidos.
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