Na tarde deste sábado (13), as sacadas do Edifício Cristo Rei, localizado na rua dos Mundurucus, entre Generalíssimo e Quintino, no bairro da Cremação, em Belém, desabaram. A principal hipótese até então apresentada pelo Corpo de Bombeiros para a causa do desabamento são infiltrações ocasionadas por uma piscina na cobertura do prédio.
A sacada da cobertura teria sido a primeira a desabar, causando uma espécie de "efeito dominó" e derrubando todas as outras.
Em entrevista à RBATV, o Coronel Oliveira, do Corpo de Bombeiros, adiantou que a infiltração pode ser a principal causa do ocorrido.
“Fizemos a avaliação no local, pegamos os escombros, subimos com o proprietário e desconfiamos realmente que a causa do desabamento foi a infiltração de vários pontos de uma piscina. Chegou a ser colocada até uma lona (na piscina) para ver se o problema era resolvido, entretanto, não foi o suficiente", disse.
LEIA TAMBÉM:
+ Vídeo: homem se salvou ao atender chamado da mãe
+ Edmilson se pronuncia em solidariedade aos moradores
+ Motorista sai ileso após carro ser atingido no desabamento
Com a infiltração, as ferragens da estrutura da sacada do prédio de 13 andares foram corroendo, conforme o militar. "A água vai infiltrando, vai pegando na ferragem e vai cada vez mais diminuindo suas espessuras e fazendo com que ela perca a resistência e hoje foi o dia que ela veio a cair", completou.
ENERGIA CINÉTICA
De acordo com o diretor do Núcleo de Engenharia Aplicada da Polícia Científica, Orley Cruz: "a energia cinética da última sacada, a primeira a desabar, fez com que as demais viessem abaixo".
O Corpo de Bombeiros informou, em nota, que ninguém saiu ferido do evento, e que apenas danos materiais foram constatados.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar