O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do governador Helder Barbalho e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (26) que Belém foi escolhida como sede da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima COP 30. Esta será a primeira vez que uma cidade brasileira sedia o evento internacional.
A aprovação da cidade como sede do evento foi feita pelas Organizações das Nações Unidades (ONU), no último dia 18. A conferência será realizada em novembro de 2025.
O governo brasileiro deu início aos esforços diplomáticos para lançamento da candidatura da cidade no início de abril. Belém foi vista como um local estratégico visando o combate à mudança do clima e à preservação ambiental da região amazônica.
A proposta foi feita por Lula em novembro do ano passado, ainda como presidente eleito, na última reunião da COP, no Egito, na cidade de Sharm El-Sheikh. É a primeira vez que o país vai receber o mais importante evento de mudanças climáticas do planeta.
A COP é o maior evento do planeta sobre o tema das mudanças climáticas e cuidados com o meio ambiente. Ela reúne chefes de Estado e representantes de todos os países-membro para firmar acordos e debater o alcance das metas de preservação ambiental.
O governador Helder Barbalho falou sobre o Pará receber o evento. "É uma satisfação muito grande. Queria festejar, em nome do povo do Pará, claro, de todos os brasileiros, o privilégio do nosso país em poder sediar o mais importante evento de mudanças climáticas do planeta. Aumenta a nossa responsabilidade em mostrar que o Brasil está preparado e acima de tudo a responsabilidade da agenda ambiental conciliando os amazônidas de nossa região, e claro, o respeito ao meio ambiente", declarou o chefe do Executivo estadual.
O governador acrescentou que, "o Estado do Pará, Belém, estarão ávidos para receber a todos e trabalhando, para que possamos, por um lado, fazer um belo evento, mostrar que a Amazônia está preparada para receber o planeta. Por outro lado, contribuir para a construção do desenvolvimento sustentável em favor da nossa região. Parabéns a todos e gratidão do povo do Pará ao governo federal e ao seu governo", complementou Helder.
Lula, por sua vez, afirmou que após participar de reuniões da COP pelo mundo e constatar que a Amazônia era uma pauta certa em todas elas, já há muito via a necessidade de uma cidade da região sediar a programação. "Para vocês conhecerem o que que é a Amazônia, os rios, as florestas, a fauna. Se preparem, porque vai ter gente do mundo inteiro, muitos governantes, que vão ficar maravilhados com a cidade de Belém. Estou convencido de que será um grande evento, e o governo federal estará à disposição para ajudar naquilo que for necessário, porque é um evento que vai mostrar, mais uma vez, a cara do Brasil para o mundo. Tenho certeza de que o povo do Pará vai encantar o mundo e teremos a melhor COP já feita", reforçou o presidente da República.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar