A Câmara Municipal de Belém (CMB) aprovou, nesta sexta-feira (16), o Projeto de Lei nº 012/2022 que institui a “Semana de Prevenção ao Suicídio nas Escolas Públicas do Ensino Médio” no mês de setembro em Belém. Entre os objetivos, está informar, esclarecer e conscientizar estudantes do ensino médio sobre a temática.
O projeto de lei é de autoria do vereador Pablo Farah (Sem Partido) e foi protocolado em 20 de setembro de 2022. Agora, o documento aguarda veto ou sanção do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL).
+ PL prevê ações para apoiar pessoas com depressão em escolas
+ Shopping Boulevard instala grades como medida de prevenção
A justificativa de Farah, fornecida à época, citava a preparação rigorosa na qual muitos estudantes são submetidos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), provocando ansiedade, pressão e auto cobrança.
“Sentir toda essa gama de emoção é normal, porém muitas vezes foge do controle e acaba ocasionando crises de ansiedade, auto cobrança excessiva e descontrole emocional. Quando o aluno não é aprovado e está com a saúde mental fragilizada, pode haver consequências severas para o seu futuro, como: frustração, depressão e até o mesmo o suicídio”, diz trecho do documento (disponível aqui).
Conscientização
O projeto cita também a realização de campanhas nas escolas públicas de ensino médio que deverão ser realizadas uma vez por semana durante o mês de setembro.
Entre as abordagens destacadas no documento, estão: distribuição de cartazes e folhetos informativos sobre o tema, realização de palestras e discussões com especialistas, bem como ensinamentos sobre como pedir ajuda diante de uma crise serão tratados nesse período.
PROCURE AJUDA
Assim como em outras áreas do corpo, a saúde mental é muito importante. O ser humano não pode dar conta de tudo sozinho e a nossa mente também precisa de cuidado.
Aqui no Brasil, qualquer pessoa que estiver sentindo tristeza profunda, em estado de depressão ou tendo crises de ansiedade, pode procurar ajuda de profissionais por meio do CVV (Centro de Valorização da Vida) ou pelo CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.
O CVV (www.cvv.org.br) funciona 24 horas por dia pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar