Com uma média de gastos com medicamentos que chega a R$400 mensais, a aposentada Osmarina Lima, 75 anos, não deixa de acompanhar os programas de desconto e gratuidade disponíveis para alguns remédios que ela precisa fazer uso contínuo. Hipertensa e diabética, ela conta que sempre busca aliar estratégias para pagar mais barato ou até mesmo, em alguns casos, receber parte dos medicamentos de forma gratuita.
Acompanhada sempre pela neta Vanessa Souza, 34 anos, Osmarina conta que todo mês ela precisa fazer uso de remédios específicos para o tratamento da hipertensão e da diabetes. Além destes, há ainda outras medicações de uso contínuo que não podem faltar, fora algumas medicações esporádicas que ela precisa comprar quando é acometida por alguma virose, por exemplo.
“Pesa no orçamento, com certeza. Esse mês mesmo foram R$400, então pesa muito porque é um dinheiro que poderia ser usado para outra coisa”, conta, acompanhada pela neta Vanessa Souza. “O que ajuda é o Farmácia Popular porque todo mês eu vou no médico pegar a minha receita carimbada para receber os remédios da diabetes e hipertensão de graça. Já ajuda porque são remédios que eu preciso todo mês”.
Medida do Governo Federal, o Programa Farmácia Popular do Brasil disponibiliza medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde através de parcerias com farmácias e drogarias da rede privada. Com isso, a população pode ter acesso às medicações que integram o programa tanto nas Unidades Básicas de Saúde, quanto nas farmácias credenciadas.
Além dos medicamentos para tratamento de diabetes, asma e hipertensão, desde junho de 2023 o programa incluiu na lista de medicamentos gratuitos remédios para tratamento de osteoporose e anticoncepcionais. O programa ainda oferece outros medicamentos com descontos de até 90%. Apesar de mais conhecido, o programa não é a única forma de buscar um alívio nos gastos com medicações. Confira essa e outras opções.
Como participar dos programas
PROGRAMA
FARMÁCIA POPULAR
Medicamentos contemplados pelo programa Farmácia Popular do Brasil
GRATUITOS
Asma
l Brometo de Ipratrópio
l Dipropionato de Beclometsona
l Sulfato de Salbutamol
Diabetes
l Cloridrato de Metformina
l Glibenclamida
l Insulina Humana
l nsulina Humana Regular
Hipertensão
l Atenolol
l Besilato de Anlodipino
l Captopril
l Cloridrato de Propranolol
l Espironolactona
l Furosemida
l Hidroclorotiazida
l Losartana Potássica
l Maleato de Enalapril
l Succinato de Metoprolol
Osteoporose
Alendronato de Sódio
Anticoncepcional
l Acetato de Medroxiprogesterona
l Etinilestradiol + Levonorgestrel
l Noretisterona
l Valerato de Estradiol + Enantato de Noretisterona
Fonte: Ministério da Saúde – (Lista atualizada em 14/06/2023). Disponível em: Lista de Gratuidade - EAN Junho — Ministério da Saúde (www.gov.br)
COM DESCONTOS
Rinite
l Budesonida
Doença de Parkinson
l Carbidopa + Levodopa
l Cloridrato de Benserazida + Levodopa
Diabetes Mellitus Tipo 2 e Doença Cardiovascular
l Dapagliflozina
Glaucoma
l Maleato de Timolol
Colesterol Alto (dislipidemia)
l Sinvastatina
Fonte: Ministério da Saúde – (Lista atualizada em 14/06/2023). Disponível em: Lista de Copagamento - EAN Junho — Ministério da Saúde (www.gov.br)
FRALDAS GERIÁTRICAS
O programa também disponibiliza fraldas geriátricas para incontinência com desconto. Para ter acesso, o paciente deverá ter idade igual ou superior a 60 anos ou ser pessoa com deficiência, e deverá apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso de fralda geriátrica, no qual conste, na hipótese de paciente com deficiência, a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID).
ACESSO
Como ter acesso aos medicamentos da Farmácia Popular?
O paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), apresentando os seguintes documentos:
l Documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF;
l Receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.
BOLSA FAMÍLIA
Os brasileiros beneficiários do Bolsa Família podem ter acesso a todos os medicamentos disponíveis no Programa Farmácia Popular de forma totalmente gratuita. Para retirar, basta o usuário ir até a farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. O reconhecimento do vínculo do beneficiário com o Bolsa Família ocorrerá automaticamente pelo sistema, não sendo necessário cadastro prévio.
PROGRAMAS DOS LABORATÓRIOS
Alguns laboratórios farmacêuticos disponibilizam descontos em alguns medicamentos, sobretudo os de uso contínuo. Confira alguns deles.
Programa Faz Bem
O programa da fabricante AstraZeneca oferece descontos exclusivos em medicamentos selecionados, incluindo tratamentos para doenças como hipertensão arterial e asma. Para ter acesso ao programa é preciso realizar um cadastro por meio do endereço www.programa fazbem.com.br.
Programa Viva
O programa é da farmacêutica Sanofi, que oferece descontos em medicamentos para tratamento de diabetes, esclerose múltipla, problemas gástricos e outros. Para participar, o interessado pode realizar o cadastro em uma farmácia participante ou através do site do programa, no endereço www.programaviva. com.br. Para ter acesso ao desconto é preciso ter a prescrição para o medicamento ativo no programa e enviar a receita.
Programa Mais Pfizer
Oferecido pela farmacêutica Pfizer, o programa oferece descontos em medicamentos para doenças como Alzheimer, câncer de mama, pressão alta e trombose. Qualquer paciente que receber do médico receita contendo a prescrição de um medicamento Pfizer participante do Programa Mais Pfizer pode ter acesso aos descontos oferecidos pelo programa. Para se cadastrar, é possível preencher o formulário disponível no endereço www.mais pfizer.com.br; ir até uma farmácia participante portanto CPF e receita médica, ou através da Central de Atendimento pelo número 0800 0126644.
Programa Vale Mais Saúde
Oferecido no Brasil pela farmacêutica Novartis, o programa possibilita descontos em medicamentos para tratamento de doenças crônicas como alergia ocular, asma, diabetes, Doença de Alzheimer, epilepsia, glaucoma, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH).
O cadastro no programa é gratuito e pode ser realizado das seguintes formas pelo site do programa, no endereço www.valemais saude.com.br; pelo número 0800 707 1080, na “Opção 1”; ou presencialmente em uma das farmácias participantes do programa.
Programa Bayer para Você
O programa da farmacêutica Bayer oferece descontos na compra de alguns medicamentos e produtos Bayer recomendados pelo profissional de saúde. Entre os disponibilizados, estão medicamentos para tratamento e prevenção de trombose e contraceptivos. Para fazer o cadastro, é preciso acessar o site www.paravoce.bayer.com.br e informar os dados do medicamento/ produto e do profissional da saúde, seus dados pessoais e aceitar os regulamentos e permissões de contato. Após o cadastro, basta informar o CPF na farmácia, no ponto físico ou on-line, e realizar a compra do produto.
Programa Saúde em evolução
O programa da farmacêutica Biolab também oferece descontos em medicamentos nas farmácias credenciadas. Entre os 09 produtos contemplados, estão medicamentos para tratamento de hipertensão (20% de desconto) e antidepressivos (30% de desconto). Para ter acesso aos medicamentos com desconto, é necessário apresentar a prescrição de um dos produtos que fazem parte do programa. Depois, é preciso fazer o cadastro pelo site www.saude emevolucao.com.br, pelo telefone no número 0800 770 9096, ou pessoalmente em uma das farmácias credenciadas. Feito isso, basta apresentar a prescrição médica e informar o CPF para ter acesso ao desconto.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar