plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
COLUNA REPÓRTER DIÁRIO

Lei obriga instalação de telas de proteção em shoppings 

A lei determina que shoppings centers, galerias, escolas e outros locais de grande circulação de pessoas instalem rede de proteção

Imagem ilustrativa da notícia Lei obriga instalação de telas de proteção em shoppings  camera A lei obriga a instalação de telas de proteção horizontais e guarda-corpos especiais com 1,5 metro de altura no mínimo. | Divulgação

SEGURANÇA

A Câmara Municipal de Belém aprovou por unanimidade, na sessão de ontem, lei que determina que shoppings centers, galerias, escolas e outros locais de grande circulação de pessoas, com mais de dois andares, instalem dispositivos de segurança de forma individual ou associada. A lei obriga a instalação de telas de proteção horizontais e guarda-corpos especiais com 1,5 metro de altura no mínimo, além de proteção complementar, com telas verticais e grades metálicas, a fim de evitar ações intencionais ou acidentais de projeção de pessoas de grandes alturas.

COMENTÁRIOS XENOFÓBICOS

Os vereadores de Belém aprovaram ontem o requerimento do presidente da Câmara Municipal, vereador John Wayne (MDB), solicitando que o Legislativo municipal manifeste votos de protestos pelos comentários xenofóbicos dos comentaristas da TV Jovem Pan Cristiano Beraldo e Tiago Pavinatto, veiculados durante o programa “Pingo nos Is”. A respeito da escolha de Belém como a sede da COP 30, em 2025, ambos fizeram afirmações preconceituosas sobre a capital paraense, considerando-a indigna de receber a conferência mundial sobre o clima.

FINANCIAMENTO

O Pará foi responsável pelo financiamento de 15,3 mil veículos, entre novos e usados, durante o mês de maio, segundo dados da agência B3. O crescimento foi de 26,9% em número de financiamentos na comparação com abril e de 13,7% em relação ao mesmo período de 2022. No segmento de autos leves, houve alta de 17% em relação a abril, mas uma queda de 5,9% na comparação com o ano passado. Já em financiamento de veículos pesados, foi registrado um aumento de 45% em relação a abril e queda de 19,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

FARMÁCIA

Beneficiários do Bolsa Família de 71 municípios paraenses vão poder retirar 40 medicamentos disponíveis no programa Farmácia Popular gratuitamente. A região oeste paraense tem um total de 11 cidades que poderão se habilitar: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Jacareacanga, Juruti, Monte Alegre, Prainha e Terra Santa. A retomada do programa pelo governo federal expandiu a oferta de remédios e o credenciamento de novas unidades. Há oito anos nenhuma nova farmácia era credenciada pelo Ministério da Saúde.

RESGATE

A Academia Paraense de Jornalismo realiza hoje, às 18h, no auditório do TRT-8 uma sessão memorial em homenagem póstuma a Felipe Patroni, idealizador e editor do primeiro jornal impresso do Pará e da Região Norte. Sebastião Godinho Piani e Walbert Monteiro serão os palestrantes do evento. Na ocasião, será outorgada a Medalha do Bicentenário da Imprensa à presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, Anaíza Virgolino e aos presidentes do TRT-8, Marcus Losada Mia, e da Academia Paraense de Letras, Ivanildo Alves.

TURISMO

Para estimular a economia e o turismo do município de Barcarena, na Região de Integração do Tocantins, a Secretaria de Obras Públicas (Seop) está em fase de conclusão das obras de reconstrução e urbanização da orla do município. O projeto vai proporcionar um espaço de lazer integrado à natureza com melhor infraestrutura, conforto e comodidade, oferecendo uma estrutura moderna e segura para a população. O investimento foi de cerca de R$ 14 milhões com recursos do Estado.

LINHA DIRETA

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), entre julho e setembro há 1.635 mil voos previstos para o estado do Pará - o maior quantitativo de toda a região Norte no período.

A dois dias do julgamento que pode deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível, os comentaristas do Estúdio i, na Globo News, apresentado pela jornalista Andréia Sadi, desenhavam possíveis cenários da disputa eleitoral de 2026 na edição de terça (20).

Foram citados os governadores Romeu Zema (Novo/MG) e Tarcísio de Freitas (PL/SP), o próprio Lula (PT), os ministros Flávio Dino (Justiça) e Silvio Almeida (Direitos Humanos). A jornalista Flávia Oliveira então falou o nome do governador Helder Barbalho (MDB), e ainda emendou: “Cê sabe que eu falo isso há muito tempo, o Pará tem coisas aí...”, sugerindo uma possível candidatura de força.

Cheques do programa habitacional Sua Casa serão entregues pelo governador Helder Barbalho para 339 famílias das cidades de Santarém, na região oeste, nesta quinta, dia 22.

Já no distrito santareno de Alter do Chão, a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará apresenta no mesmo dia o projeto de reconstrução do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

A campanha de coleta de lixo eletrônico promovida pela Prefeitura de Belém via Semma durante a Semana do Meio Ambiente já apresenta benefícios concretos. Hoje, quinta-feira, 22, a Unidade Pedagógica da Faveira, localizada na ilha de Cotijuba, receberá dez computadores para implementação do laboratório de informática na escola.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias