O verão amazônico chegou e, com ele, a temperatura aumenta e a busca por lugares confortáveis, ventilados e alimentos e bebidas refrescantes passam a ser fundamentais.
De um lado, estes hábitos são necessários para a saúde, afinal é fundamental cuidar da alimentação e manter a hidratação para enfrentar as altas temperaturas. De outro, é uma ótima oportunidade para conhecer e aproveitar mais ainda as belezas e encantos do Pará.
Este é o caso do restaurante Espaço Natureza, localizado no Rio Arapari, em Barcarena, cerca de 20 km de Belém via baía, com um trajeto de pouco mais de 1h de balsa. O restaurante, como o nome sugere, possui como marca um ambiente totalmente natural, com muitas árvores e plantas regionais no entorno, que mesmo nessa época de sol forte, ajudam a manter o ar ventilado.
Para refrescar mais ainda, o Espaço tem uma piscina flutuante, que mantém o nível da água do rio mesmo de maré seca e possibilita o banho de rio em qualquer hora do dia. “Quando nós pensamos no Espaço Natureza, a ideia era que fosse um lugar de lazer, em que as pessoas pudessem descansar, deitar em uma rede, tomar banho de rio, sair um pouco da rotina da cidade, e, claro, aproveitar o melhor da culinária popular paraense”, ressalta a gerente do Espaço, Alice Eveny.
No cardápio, o restaurante destaca os sabores da cozinha popular paraense, especialmente com o tempero regional. Assim, o peixe e o açaí são os destaques. No entanto, o Espaço possui uma variedade de pratos, como camarão, chapa mista, charque e caldos, como a de galinha caipira no tucupi, que é um dos mais pedidos.
“Montamos o nosso cardápio pensando no melhor da comida popular paraense. Então, claro que não pode faltar peixe. Temos tambaqui assado, pirarucu, filhote e outros. Além disso, uma das nossas especialidades é a caldeirada de frutos do mar e a moqueca de peixe”, enfatiza Alice Eveny, que lembra que o restaurante também tem uma variedade de drinks, com e sem álcool, para melhorar, ainda mais, a experiência no local.
ENTRE OS SABORES E CALORES DE BELÉM
Quem quiser aproveitar o verão em Belém também possui ótimas alternativas, como visitar diversos pontos turísticos ou (re)descobrir a história da cidade como, por exemplo, no Mercado de Carne, situado no Complexo do Ver-o-Peso.
É lá que está localizado o restaurante Quitanda Bolonha, inaugurado em 2015 para ajudar a transformar o ambiente em um espaço gastronômico, de lazer e turístico na capital paraense.
“Ao longo de quase uma década, sempre apostamos em pratos regionais, valorizando a culinária da nossa Amazônia. De uma pequena quitanda passamos a ser um restaurante, que funciona todos os dias, de 11h às 17h, reunindo clima e identidade paraense e amazônica, com cores e sabores inesquecíveis”, explica Marcelo do Carmo, proprietário da Quitanda.
Ainda de acordo com ele, em julho, o movimento na Quitanda Bolonha atrai não apenas moradores da cidade e região metropolitana, mas também de turistas que chegam a Belém.
Em comum, a busca pelos sabores típicos da Amazônia, como peixes, como Filhote, Pirarucu e Dourada, camarões, além de acompanhamentos como queijo do Marajó, castanha-do-Pará e banana da terra, entre outras delícias. Na Quitanda, também chamam atenção os pratos executivos para todos os paladares e as sempre presentes moqueca a caldeirada, disponíveis todos os dias.
"Em julho, com o forte calor, também é uma boa nossos sucos, como de acerola, abacaxi e abacaxi com hortelã e gengibre, além dos regionais, como muruci, taperebá, cupuaçu, bacuri e graviola, que agradam bastante e ajudam a refrescar neste calorzão", finaliza Marcelo.
CONHEÇA E APROVEITE!
- Espaço Natureza (Barcarena)
Dias de funcionamento: Finais de semana e feriados
Horário: 10h até às 17h
Como chegar: É preciso ir até o Porto do Arapari, em Barcarena, e de lá pegar a lancha, disponibilizada pelo restaurante.
Contato: (91) 9 9342-7534.
- Quitanda Bolonha (Belém)
Mercado de Carne - Ver-o-Peso
Funciona todos os dias, de 11h às 17h. Também entrega pelo Ifood.
Contato: (91) 98146-4011
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar