Inovação e cuidado com o meio ambiente é uma prioridade para varias organizações no mundo todo. As novas agendas de evolução sustentável tem exigido mais atenção e cooperação entre as instituições.
Com isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) visitou o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá na última quinta-feira (13) para pensar e propor soluções digitais e ambientais que contribuam para a melhoria da secretaria e serviços que a gestão municipal proporciona.
A Semma apresentou a necessidade de contar com sistemas e soluções de Tecnologia da Informação para o apoio à tomada de decisão e gestão integrada das diferentes áreas de atuação da secretaria.
“Estamos trabalhando para fazer com que a Semma seja mais inovadora e tecnológica para otimizar o trabalho e, consequentemente, o retorno à população. A Fundação Guamá pode nos orientar e o PCT apresentar alternativas práticas, como o sistema que precisamos. Com ele vamos mapear parques, praças e vias públicas para atuarmos com nossos serviços com a agilidade e qualidade que Belém precisa”, explica a secretária da Semma, Christiane Ferreira.
Leia mais
Sociedade civil debaterá pautas para a Cúpula da Amazônia
Preservação Ambiental, Social e Governança, saiba o que é
Além disso, na reunião, os representantes das instituição falaram da a atuação do PCT Guamá em projetos ligados à geração de energia renovável por meio do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon/UFPA) para minimizar impactos ambientais na Região Metropolitana de Belém, que é de interesse da Semma.
PCT Guamá
O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.
É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.
Leia mais
Desmatamento na Amazônia cai 54% de janeiro a maio
Proposta de regulamentação do mercado de carbono é concluída
Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.
É membro ainda da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar