plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
HOSPEDAGEM

COP 30: hotéis devem se preparar

Além da alta demanda extra de leitos a serem criados ou reformados, outro fator importante será a capacitação dos funcionários para atender a demanda internacional

Imagem ilustrativa da notícia COP 30: hotéis devem se preparar camera Mara dos Anjos diz que hotel já se prepara para os eventos 2 e 3 Demanda vai exigir maior capacitação dos funcionários | FOTO: Wagner Santana

Pouco mais de dois anos separam Belém da realização do maior evento internacional já recebido pela cidade, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30). Previsto para ocorrer em novembro de 2025, o mais importante encontro ambiental do planeta reunirá delegações de todo o mundo e um grande volume de visitantes que demandarão uma série de serviços, sobretudo de hotelaria. Para quem atua no setor, fica a expectativa e a necessidade de se planejar para a demanda que deve ser gerada pela primeira reunião do tipo organizada na região amazônica.

Realizada na cidade de Sharm El Sheikh, no Egito, a última Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-27, recebeu um público de quase 50 mil pessoas, reunindo, no ano passado, mais de 90 chefes de Estado e representantes de 195 países. Para a COP-30, as estimativas apontam que Belém deve receber um público de cerca de 60 mil a 70 mil pessoas. A perspectiva é um demonstrativo da dimensão do evento que a capital paraense irá sediar e, mais ainda, do desafio de ter tudo preparado até lá.

O assessor jurídico do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Pará (SHRBS-PA), Fernando Soares, destaca que, com tudo ocorrendo dentro do esperado, a herança deixada por um evento dessa magnitude em Belém será ímpar. Porém, para que ela se concretize, investimentos serão necessários. “Você vai ter um porto em condições de receber transatlânticos, então se tem um incremento do turismo; você teria uma categoria principalmente de hotéis, bares, restaurantes e similares formada com o inglês básico, sabendo desenvolver o seu trabalho. Mas é preciso um plano de ação de como a gente vai capacitar essas pessoas, quem vai capacitar, quantas pessoas eu devo precisar, quantos postos de trabalho vão ter”.

COP 30: hotéis devem se preparar
📷 |FOTO: Wagner Santana

O representante do SHRBS-PA destaca que entre os desafios que ainda precisam ser superados até a realização da COP está o do número de leitos disponíveis para esses visitantes. Hoje, essa quantidade é insuficiente para atender toda a demanda. “Segundo dados da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), na área metropolitana de Belém, até Castanhal, existem cerca de 25 mil leitos e nós devemos ter aproximadamente 60 mil pessoas comparecendo no evento”, destaca. “Vamos considerar que tem jornalistas, outras pessoas que vêm participar do evento de forma avulsa, então, a gente calcula que sejam cerca de 80 mil pessoas”.

Outro desafio diz respeito à própria formação dos profissionais que atuam na área. Com uma demanda atípica tanto em quantidade de pessoas, quanto em perfil de visitantes, há que se pensar na qualificação e reciclagem da mão de obra que atua diretamente no atendimento ao público. “A gente já vai tentar, junto ao BNDES, uma linha de crédito para poder ministrar cursos de formação, capacitação e reciclagem do setor, principalmente para o setor de garçons. Vamos tentar também uma formação na parte de idiomas”, considera. “Isso é uma coisa que ainda estamos conversando e que é extremamente importante porque vamos ter gente do mundo inteiro aqui. É preciso, realmente, cursos de formação mínima, o básico de inglês para as pessoas poderem se comunicar”.

A preocupação com a qualificação e com o treinamento do quadro funcional para atender à demanda gerada pela COP30 é uma das medidas que vêm sendo planejadas em um hotel que, normalmente, já costuma atuar com uma grande lotação. A gerente-geral do Hotel Atrium Quinta das Pedras, Mara dos Anjos, aponta que eles já vêm realizando manutenções nas dependências do hotel, mas, naturalmente, até o evento, novas ações serão necessárias. “A gente já vem renovando o enxoval, vem fazendo manutenção dos nossos quartos, limpeza, pintura. Lógico que até 2025 a gente vai precisar repaginar novamente, mas a gente faz esses serviços periodicamente”, contextualiza. “Vamos ter outros eventos relacionados, então, a gente já começou a focar agora na Cúpula da Amazônia, que vai acontecer em agosto”.

Mara explica que o hotel já começou a receber o novo enxoval que seria liberado para uso no Círio, porém, como haverá a realização da Cúpula da Amazônia em agosto, eles decidiram antecipar a disponibilização. “A gente decidiu antecipar devido à quantidade de pessoas, de chefes de estados que virão. As pinturas, limpezas e manutenções que a gente já vem fazendo são justamente para mostrar que estamos preparados”.

COP 30: hotéis devem se preparar
📷 |FOTO: Wagner Santana

No que se refere à equipe de trabalho, a gerente lembra que o hotel já está habituado à demanda de ocupação máxima de seus leitos, portanto. A principal demanda, em relação à COP30, é a de treinamento dos profissionais. “Nós somos um hotel de 59 quartos, então, a gente já trabalha com a nossa equipe para atender a essa lotação máxima. A nossa preocupação mesmo vem da qualificação dos funcionários porque a gente sabe que todo o setor de hotelaria, em Belém, precisa”, considera. “Apesar da língua principal ser o inglês, a nossa preocupação é com o espanhol, com o francês. A gente entende que ninguém vai aprender o inglês de uma hora para a outra, então, tem que ser montado algo em que a hotelaria, os taxistas e todo mundo que atue nesse atendimento direto aos visitantes estrangeiros venha ter um intensivo voltado cada um”.

Outra possibilidade apontada por Mara dos Anjos é a terceirização ou mesmo a realocação de funcionários de outros hotéis da rede que tenham essa formação para atuar em Belém durante o período do evento. “Se não for possível atingir um nível de inglês, espanhol ou francês fluente até lá, a gente pensa numa terceirização, pelo menos no horário de pico”, aponta. “Como somos um hotel de uma rede própria, com duas unidades em Parauapebas e uma em Redenção, dependendo da situação, a gente também pode trazer esse reforço dos nossos outros hotéis”.

Em relação a contratações, a gerente também acredita que a terceirização deva ser a opção mais viável “Aqui, a gente já trabalha com a ocupação cheia e consegue atender. Seria mesmo uma mão de obra terceirizada, como uma camareira extra, ter uns serviços gerais para fazer uma limpeza específica num horário, mas geralmente a escala já rege no período de alta ocupação. Então, vejo perspectiva de contratação de temporários”.

Evento deve reforçar a geração de emprego no setor

No contexto geral, considerando a amplitude que caracteriza o setor de serviços, a perspectiva é de que a COP30 possa potencializar o bom desempenho que o setor já vem apresentando no que se refere à geração de empregos no Estado do Pará.

O supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), Everson Costa, aponta que o setor de serviços vem em um processo de retomada, ainda se recuperando dos efeitos gerados pela Pandemia da Covid-19. Entretanto, para o ano de 2023, o setor já se apresenta bem melhor no que se refere à geração de postos de trabalho. “Hoje o setor é o carro-chefe da geração de empregos em todo o Brasil, é o setor que mais emprega e que mais gera oportunidades”.

No Estado do Pará, somente no ano de 2023, já foram gerados 21.200 postos de trabalho, sendo que mais da metade foram dentro do setor de serviços. Sozinho, o setor foi responsável por 11.271 postos de trabalho no Estado. “Só em relação ao ano passado, a gente está gerando cerca de 20% a mais de empregos no setor serviço, do que a gente gerou em 2022”, considera Everson Costa. “Dentro do setor de serviços, todos os segmentos estão positivos na geração de emprego no Pará e a tendência é que a gente continue apresentando o saldo positivo, até com o crescimento, até o final do ano. Então, a COP30 vai trazer, do ponto de vista de estruturação para o setor de serviços no Estado do Pará como um todo, a prospecção de muitos empregos, apoiados, principalmente, na infraestrutura que tem que oferecer e naquilo que vai receber”.

PARA ENTENDER

Por quase três décadas, a ONU tem reunido quase todos os países do planeta para cúpulas climáticas globais - chamadas COPs - que significa “Conferência das Partes”. As conferências das Nações Unidas sobre mudanças climáticas estão entre as maiores reuniões internacionais do mundo. As negociações entre governos são complexas e envolvem autoridades de todos os países, bem como representantes da sociedade civil e da mídia global.

Em novembro de 2025 será realizada a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em Belém. O anúncio oficial de que o evento será realizado na capital paraense foi comunicado em junho de 2023, pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

SERVIÇOS

Movimentação do Emprego no Setor Serviços no Pará no ano de 2023 (janeiro a maio)

70.302 Admissões

59.031 Demissões

11.271 Saldo positivo

Fonte: Ministério do Trabalho/CAGED

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias