O primeiro canal de acionamento direto da população aos órgãos de segurança pública para chamadas de urgência e emergência, o Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), completa 25 anos de serviços prestados à população, neste domingo (16). Somente no primeiro semestre de 2023, mais de 560 mil chamadas foram feitas da Região Metropolitana de Belém.
Em novembro de 2021, houve a ampliação do atendimento, com o CIOp passando a operar em um novo prédio, totalmente equipado e com um número maior de órgãos para atendimento das chamadas e despacho de ocorrências.
Atendendo pelo número de urgência e emergência 190, o CIOp foi o primeiro Centro criado no Brasil, sendo referência para os outros estados no quesito integração. Instituído pelo decreto estadual Nº 2.959 de 1998, de 16 de julho, em Belém do Pará, o Ciop, à época, foi pioneiro no Brasil, por mediar a comunicação entre o cidadão e os órgãos de segurança pública do Pará, possibilitando o registro de ocorrências de urgência e emergência na área de segurança pública, permitindo o despacho oportuno de guarnições.
O funcionamento do CIOp ocorre de forma ininterrupta nos sete dias da semana, 24 horas, com o serviço de militares estaduais e colaboradores civis, que trabalham em escalas e turnos de seis horas por dia. Além da Região Metropolitana de Belém (RMB), O CIOp também está presente no interior do Estado através dos Núcleos Integrados de Operações (NIOp).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar