plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Ciop registra 560 mil chamadas em 2023 em Belém

Atendendo pelo número de urgência e emergência 190, o CIOp foi o primeiro Centro criado no Brasil, sendo referência para os outros estados no quesito integração.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Ciop registra 560 mil chamadas em 2023 em Belém camera Somente no primeiro semestre de 2023, mais de 560 mil chamadas foram feitas em Belém | ( Divulgação )

O primeiro canal de acionamento direto da população aos órgãos de segurança pública para chamadas de urgência e emergência, o Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), completa 25 anos de serviços prestados à população, neste domingo (16). Somente no primeiro semestre de 2023, mais de 560 mil chamadas foram feitas da Região Metropolitana de Belém.

Em novembro de 2021, houve a ampliação do atendimento, com o CIOp passando a operar em um novo prédio, totalmente equipado e com um número maior de órgãos para atendimento das chamadas e despacho de ocorrências.

Ciop registra 560 mil chamadas em 2023 em Belém
📷 |( Divulgação )

Atendendo pelo número de urgência e emergência 190, o CIOp foi o primeiro Centro criado no Brasil, sendo referência para os outros estados no quesito integração. Instituído pelo decreto estadual Nº 2.959 de 1998, de 16 de julho, em Belém do Pará, o Ciop, à época, foi pioneiro no Brasil, por mediar a comunicação entre o cidadão e os órgãos de segurança pública do Pará, possibilitando o registro de ocorrências de urgência e emergência na área de segurança pública, permitindo o despacho oportuno de guarnições.

O funcionamento do CIOp ocorre de forma ininterrupta nos sete dias da semana, 24 horas, com o serviço de militares estaduais e colaboradores civis, que trabalham em escalas e turnos de seis horas por dia. Além da Região Metropolitana de Belém (RMB), O CIOp também está presente no interior do Estado através dos Núcleos Integrados de Operações (NIOp).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias