Lançado em 2022, durante a XXIV Assembleia-Geral das Instituições Superiores de Controle (Incosai), no Rio de Janeiro, o ClimateScanner é uma iniciativa global que irá coletar, consolidar e dar publicidade aos dados sobre ações relacionadas às mudanças climáticas. O trabalho é dividido em três eixos: governança, financiamento e políticas públicas relacionadas ao clima.
A ferramenta é projetada para ajudar os governos a entender se suas ações estão no caminho certo. Ao fazer esse monitoramento, o ClimateScanner compara critérios importantes de financiamento, governança e ações. Essa ferramenta pode ser de grande ajuda para o Executivo, o Congresso Nacional e os diversos níveis de governo.
Leia mais
COP 30 em Belém: o que verdadeiramente importa?
Mosaico Gurupi realiza evento para firmar gestão integrada
Até 2024, os participantes do projeto vão avaliar as informações obtidas, consolidar os dados produzidos e comunicar as informações relevantes em linguagem de fácil compreensão. A partir dessas etapas, os países produzirão avaliações padronizadas, que irão retratar a atuação dos governos nas questões climáticas em nível nacional. Com isso, será possível dar suporte à tomada de decisões a partir da elaboração de projetos estratégicos.
O ClimateScanner é mais do que apenas uma ferramenta – é um símbolo da cooperação global e do compromisso compartilhado para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Com 18 países atualmente envolvidos na elaboração do ClimateScanner, a ferramenta representa um esforço conjunto para garantir um futuro mais sustentável e resiliente para todos.
Confira mais detalhes no Amazônia Online, parceiro do DOL.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar