Com um ano de operação, o eletroposto da Equatorial Pará, localizado no Porto Futuro, em Belém, já atendeu mais de 3 mil usuários por meio das dez bicicletas elétricas disponíveis no local, conforme informações do aplicativo “E+Mobilidade Elétrica”. Quanto aos veículos elétricos, os dois pontos de carregamento instalados no espaço recebem, semanalmente, cerca de quatro automóveis.
A criação do eletroposto teve como proposta promover a sustentabilidade, especialmente no transporte, além de ser um meio de fomentar a qualidade de vida das pessoas através do lazer. Após esses 12 meses de funcionamento, o projeto alcançou seu objetivo e continua estimulando o avanço tecnológico nacional por meio da mobilidade elétrica, seguindo a tendência mundial.
E MAIS: Com ações, Pará deixa o posto de estado que mais desmata
O espaço conta, como fonte de alimentação, a energia solar, limpa e renovável. “Entendemos que em um futuro muito próximo a tendência é que a utilização de veículos elétricos aumente exponencialmente e pensando nisso que já estamos nos antecipando com novos e inclusive estudando a possibilidade de novas instalações do tipo”, destaca o engenheiro da Equatorial, Willian Melo.
Willian, que faz parte da área de eficiência energética da concessionária, menciona ainda que o projeto de mobilidade elétrica está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), dos quais o Grupo Equatorial é signatário e tem como focos educação de qualidade, energia acessível e limpa e ação global contra a mudança climática.
“Uma das premissas do Grupo Equatorial é atuar com foco no meio ambiente, no social e na governança corporativa [sigla em inglês ESG], e diante disso estamos investindo cada vez mais em projetos voltados ao viés sustentável, e os veículos elétricos já são uma realidade de energia mais limpa que estão aos poucos ficando mais acessíveis à população”, completa o engenheiro.
BENEFÍCIOS
Entre as principais vantagens do eletroposto está o incentivo à energia limpa, que não polui o meio ambiente, uma alternativa que ainda não é realidade de muitas capitais do Brasil. Além disso, no caso das bicicletas, estimula-se a prática de exercícios físicos, sendo uma excelente opção para passeios pelo parque, que conta com espaço exclusivo para essas atividades.
As bicicletas podem ser utilizadas apenas dentro do Porto Futuro, com liberação através do aplicativo “E+ Mobilidade Elétrica”, disponível nas lojas de smartphones para download. “É um projeto que visa atender a todos. O usuário deverá realizar um cadastro do aplicativo, incluindo um cartão de crédito que será utilizado apenas para fins de garantia de devolução da bicicleta”, pontua Willian Melo.
“O uso do equipamento poderá ser feito durante uma hora, na ciclovia de dentro do parque, e a devolução deve ser feita dentro desse prazo à estação. Aos interessados em recarregarem seus veículos, basta se dirigirem ao eletroposto e iniciar a recarga. O melhor de todo esse serviço é que, tanto a bicicleta quanto a recarga do veículo, são totalmente gratuitos”, conclui o engenheiro da Equatorial.
Pelo menos duas vezes por semana, o bancário Luiz Moura, 38, utiliza o eletroposto para carregar seu carro elétrico. “Comprei um carro elétrico e uma das minhas maiores preocupações era onde carregá-lo, ficando refém desse problema. Com este ponto aqui no bairro do Reduto, posso dizer que a carga do meu automóvel é 100% daqui e faz parte do meu sonho”, explica.
Luiz ressalta que, certamente, outros pontos de carregamento incentivariam a população a adquirir carros mais sustentáveis. “Com toda essa questão ambiental, o carro elétrico se tornou um sonho para muitas pessoas, assim como era para mim. Como eu trabalho no centro da cidade, tenho essa alternativa de carregamento, mas o grande problema hoje é a falta dessa ferramenta em outros bairros”.
SERVIÇO
O eletroposto está funcionando no horário do Porto Futuro, todos os dias, das 7h às 11h e das 16h às 21h, e pode ser utilizado por qualquer pessoa que deseje carregar seu carro elétrico ou usar as bicicletas gratuitamente, por ordem de chegada.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar