plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DADOS

Desmatamento cai na Amazônia, mas aumenta no Cerrado

De acordo com dados do INPE, ações de controle reduziram o desmatamento na Amazônia, enquanto Cerrado vê aumento de 21%.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Desmatamento cai na Amazônia, mas aumenta no Cerrado camera Desmatamento no Cerrado cresceu 21% | Divulgação / Agência Brasil

Nos últimos seis meses, a Amazônia tem experimentado uma queda significativa no desmatamento, com uma redução de 33% em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do Sistema DETER, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Esta redução é atribuída às ações de comando e controle do desmatamento implementadas pelo governo federal. Em contraste, o Cerrado, um bioma com proteção ambiental mais frágil, tem visto um aumento de 21% no desmatamento.

Os alertas de desmatamento acumulados na Amazônia nos primeiros seis meses de 2023 atingiram 2.649 km², uma área significativamente menor em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em junho, a queda na área detectada de desmatamento foi de 41% em relação a junho de 2022. O ministério destaca a queda de 55,2% nos alertas no Amazonas, um dos focos de combate à destruição no período.

Leia mais

COP 30 acelera a jornada de Belém para sustentabilidade

Campanha Julho Verde celebra os manguezais amazônicos

No entanto, no Cerrado, a situação é mais preocupante. Nos primeiros seis meses de 2023, o bioma teve um aumento de 21% em comparação ao mesmo período em 2022. A maioria dos alertas de desmatamento foram registrados nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Belém recebe projeto de tecnologia e sustentabilidade

Apesar do aumento, o ministério sinaliza uma possível desaceleração da destruição no bioma. Em junho, houve uma redução de 15% dos alertas em relação a junho de 2022. No entanto, os próximos meses serão cruciais para avaliar se essa tendência persiste, já que estamos entrando no período de seca, quando historicamente ocorrem os maiores registros de alertas de desmatamento e queimadas no bioma.

Confira o conteúdo completo no Amazônia Online, parceiro do DOL.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias