Diretores de 20 escolas que aderiram ao programa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), participaram de um encontro na última terça-feira (1º) na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semec) para enriquecer diálogos, aprendizados e trocas de experiências.

A instalação das Uapis, em Belém, é resultado da parceria entre a Prefeitura de Belém e o Unicef com o objetivo de qualificar o atendimento à primeira infância nas áreas da saúde, educação e assistência social com ações coordenadas pela Vice-Prefeitura, em um período de 18 meses, aplicando metodologia de gestão por resultado e, a partir disso, passar por uma avaliação do Unicef.

E MAIS:

Mais de 500 mil estudantes voltam às aulas nesta quinta (3)

Lula destaca importância da Cúpula da Amazônia em Belém

Após o processo de implantação, monitoramento e avaliação, formações, intersetorialidade e avaliação, chegou o momento de preparação para a certificação.

O que é a Uapi na educação?

É uma estratégia de assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias para melhor comunicação sobre o desenvolvimento das crianças de até seis anos de idade, atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e Unidades de Educação Infantil.

As dimensões avaliadas foram planejamento institucional; multiplicidade de experiências e linguagens; promoção da saúde; cooperação e troca com as famílias; acesso à matrícula e monitoramento da frequência; acompanhamento aos casos de violência infantil e desenvolvimento e aprendizagem das crianças com deficiências.

A instalação das Uapis, em Belém, é resultado da parceria entre a Prefeitura de Belém e o Unicef Foto: Leandro Muller/Agência Belém

MAIS ACESSADAS