plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

Escolas particulares e públicas retomam o semestre letivo 

Nesta quarta-feira (2), instituições de ensino particulares começaram a receber seus alunos no pós-férias, aumentando a movimentação na cidade. Enquanto isso, pais e estudantes tentam readaptar a rotina

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Escolas particulares e públicas retomam o semestre letivo  camera Nos colégios particulares de Belém, o dia foi de movimentação intensa na entrada e saída dos estudantes | Foto: Irene Almeida

Após o período de descanso nas férias de julho, centenas de alunos de escolas particulares de Belém voltaram à rotina de estudos nesta quarta-feira (2). Abraços de reencontros entre colegas de turma, sorrisos e bastante disposição para enfrentar mais um semestre de aprendizado marcaram o retorno em vários estabelecimentos de ensino. Mesmo com saudades do que foi vivido no último mês, estudantes diziam que agora é o momento de focar nas metas e no futuro.

Em frente ao Colégio Gentil Bittencourt, um dos mais tradicionais da capital paraense, a movimentação de pais e alunos foi grande desde as primeiras horas do dia. Bastante animada, a pequena Eva Quintela não escondeu a vontade de entrar novamente na sala de aula. “Eu me diverti bastante nas férias, mas já estava com muita saudade da escola. Quero logo aprender coisas novas e também ver os amigos”, disse.

Ainda do lado de fora da escola, os responsáveis também não escondiam a ansiedade por mais um período de estudos. “Apesar de termos a confiança que as escolas são lugares seguros para os filhos, a gente sempre fica com o coração apertado, né? Às vezes, ficamos também mais ansiosos que eles e por esse novo momento que inicia”, revelou a mãe da aluna, Elaine Melo Quintela.

READAPTAÇÃO

Se por um lado havia animação de sobra, por outro, ainda muitos ainda estavam readaptando o organismo para enfrentar a volta da rotina, como foi o caso do Theo Mendes, aluno do ensino fundamental. “Ontem ele ainda dormiu um pouco mais tarde, mas eu deixei. Dessa forma, ele também vai entendendo que precisa ter responsabilidade de acordar mais cedo para um melhor rendimento nos estudos. Esse é um momento natural de readaptação para todos nós, mas logo vamos estar 100%”, garantiu a mãe, Solange Mendes.

Carlos Nobre, 14 anos, que é aluno do ensino fundamental em outra tradicional instituição de ensino particular da cidade, disse que vai voltar com total foco e dedicação aos estudos. “Já descansei bastante nesse último mês, agora é estudar bastante para manter o cronograma em dia e as boas notas também”, diz.

A fala do adolescente deixou a mãe, Elma Nobre, bastante orgulhosa. “Em casa a gente conversou bastante sobre esse retorno e as obrigações depois das férias. Como ele é bem focado mesmo nos estudos é algo que me alivia bastante e não temos tanta preocupação com isso. Mas apesar disso, é sempre um desafio voltar à rotina. Porém, vai dar tudo certo”, concluiu a responsável.

Retorno

Município

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), também já havia anunciado o retorno do calendário letivo para esta quarta-feira. Segundo a gestão, cada escola tem autonomia para melhor organizar o retorno das aulas, conforme foi determinado anteriormente pela Portaria nº 2.004/2023, publicada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad).

Ainda de acordo com a Semec, durante o segundo semestre será reforçada a Campanha de Matrícula Escolar 2024, já que no próximo ano será obrigatório a apresentação do CPF do estudante para efetivar a matrícula, por meio do site da Receita Federal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias