A Cúpula da Amazônia ocorre em Belém nestas terça e quarta-feira (8 e 9) para discutir uma série de propostas de ações conjuntas entres os oito países da Amazônia legal para promover o desenvolvimento sustentável e combater as mudanças climáticas.
Mesmo com um objetivo amplo em comum, os países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) parecem divergir em alguns pontos específicos. Um deles, o principal posicionamento defendido pelo Brasil, sofreu resistência: o desmatamento zero.
Em reuniões prévias à Cúpula, ocorridas na segunda-feira (7), no Palácio de Governo do Estado, representantes dos governos vizinhos declararam não aceitar a proposta de zerar o desmatamento na região em um determinado prazo.
A reunião foi relizada por representantes dos governos, ministros do meio ambiente e de relações exteriores. Os presidentes da OTCA irão se reunir apenas na tarde desta terça-feira para discutir as pautas e metas que defenderão em conjunto, mas a expectativa é que a proposta do desmatamento zero seja rejeitada.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar