A Prefeitura de Belém, por meio da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), inicia na quinta-feira, 16 de agosto, as inscrições para as pessoas e profissionais de saúde que desejam ser voluntários como socorristas nas procissões do Círio de Nazaré 2023. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Defesa Civil, localizada na Aldeia Cabana, até o dia 25 de agosto.
Para ser voluntário como socorrista no Círio 2023 pela Comdec, a pessoa deve possuir idade igual ou acima de 18 anos e estar apta para realizar atividades físicas.
Os documentos necessários para fazer a inscrição são: documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Carteira Oficial de Classe), CPF e comprovante de residência em seu nome ou no nome dos pais. Os profissionais de saúde, como técnicos de enfermagem e enfermeiros, devem apresentar também a carteira do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).
LEIA TAMBÉM:
+ Círio 2023: veja quando inicia a venda das arquibancadas
+ Diretoria de Nazaré inicia manutenção de carros de promessas
+ Ribeirinhos vão receber serviços de saúde gratuitos
Treinamento
Após o período de inscrições será realizado o treinamento dos voluntários, marcado para começar no dia 1º de setembro, com turmas pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde,das 14h às 18h, no auditório da Aldeia Cabana.
A expectativa da Defesa Civil de Belém é trabalhar este ano com cerca de 1.500 socorristas voluntários no Círio de Nazaré 2023. Mas, esse número aumenta para cerca de 4.000 voluntários, contando com a participação de grupos de bombeiros civis e grupos de resgate que integram a equipe da Defesa Civil todos os anos na quadra nazarena.
Procissões - Os socorristas voluntários da Prefeitura de Belém têm como principal foco as duas maiores procissões da festividade em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré: a trasladação, que acontece no sábado que antecede o Círio, com a Comdec atuando com sete postos de atendimento; e a grande romaria, realizada no segundo domingo de outubro, com oito postos de atendimento disponibilizados aos romeiros.
“O trabalho dos voluntários neste evento de massa, que reúne mais de dois milhões de pessoas, é de suma importância. Isso porque, os socorros oferecidos de imediato pelos nossos voluntários às pessoas evitam situações mais graves”, destaca o presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil de Belém, Claudionor Corrêa.
Segundo ele, todos os postos de atendimento vão ter apoio de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar